Os trabalhos iniciaram com a contenção (enrocamento), utilizando pedras nas margens do rio, no acesso à ponte, após o desmoronamento
Já foi concluída a concretagem no acesso à ponte da Nova Estrela, pertencente ao município de São Ludgero, na divisa com Braço do Norte. O trânsito será liberado no dia 1º de fevereiro. A obra, realizada pela Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo, era uma necessidade diante dos estragos causados pelas chuvas que caíram no mês de maio de 2022.
Os trabalhos iniciaram com a contenção (enrocamento) utilizando pedras as margens do rio, no acesso à ponte, após o desmoronamento. No final de dezembro, foi amplamente divulgado que o acesso seria interditado para realização da concretagem.
A obra conta, além da concretagem da pista de rolamento, com sarjeta (calha) para coleta e escoamento de água pluvial, ambas em concreto armado. O concreto, também foi injetado nas pedras que fazem a contenção (enrocamento).
Para o Engenheiro Civil, Cláudio Dandolini, responsável pela fiscalização da obra, foi executado um trabalho de qualidade, dentro do que prescreve as normas e deverá resolver o problema que está relacionado aos dias de chuvas fortes. “É uma obra planejada, que foi bem executada e agora está na fase de cura”, ressalta.
O Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, enfatiza a importância da obra para oportunizar maior segurança e tranquilidade aos motoristas que trafegam pelo local. “O fluxo de veículos, inclusive, pesados é grande no local. É mais uma obra de qualidade que vamos entregar à comunidade”, revela.
Já o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a obra é mais um compromisso assumido e que está sendo honrado. “Assumimos o compromisso, planejamos e executamos graças a nossa gestão enxuta. A partir do dia 1º de fevereiro já estará liberado para o trânsito”, pontua. Ele completa dizendo que a Gestão Municipal segue trabalhando para recuperar outros estragos causados pelas fortes chuvas de maio e novembro de 2022.
A utilização da ponte da Nova Estrela está interrompida desde o dia 2 de janeiro.