Sistema apresentado é oriundo de modelo criado em Cocal do Sul em parceria entre idealizadores do projeto, órgãos de segurança e Prefeitura Municipal.
Com a participação de mais de 300 pessoas, o evento “A Segurança Pública em São Ludgero”, uma proposta conjunta da Administração Municipal, Legislativo Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, oportunizaram na noite de quarta-feira (29), esclarecimentos sobre o funcionamento e as estruturas disponíveis das polícias e, também, tratou de falhas existentes, com apresentação de alternativas.
Na ocasião, foi apresentado um sistema de videomonitoramento comunitário e um projeto que tem o objetivo de identificar os inquilinos da cidade, ambos para reforçar ainda mais a segurança das famílias e inibir as ações de bandidos. Explanações sobre a Polícia Civil foram feitas pelo Delegado da Polícia Civil da Comarca de Braço do Norte, Cristiano Léo Fabiani, e o responsável pela Delegacia de Polícia de São Ludgero, agente Vitor José Gamba de Mattos.
Sobre o trabalho da Polícia Militar, as apresentações e esclarecimentos foram feitos pelo Comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Braço do Norte, Major Marcos Aurélio Ramm, e o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, 3º Sargento Valdemir Alves.
O presidente da Câmara de Vereadores, Léo Fuchter, apresentou a proposta de projeto de lei que busca identificar as pessoas que chegam na cidade e passam a morar de aluguel.
A proposta de videomonitoramento comunitário, espelhado no modelo de sucesso do município de Cocal do Sul, foi apresentado pelo responsável na cidade da Delegacia da Polícia Civil, Evandro Carlos Rodrigues, e pelo presidente da CDL e também vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Valmício De Pieri.
Aprovação unânime
Ao final da reunião de trabalho, o prefeito Volnei Weber, questionou se as famílias presentes entendiam que a Administração Municipal, com apoio do Legislativo Municipal, deveria investir recursos públicos próprios na implantação do sistema e, inicialmente, instalar 40 câmeras de segurança com foco direcionado a todas as entradas e saídas de São Ludgero, área rural e urbana, oportunizando as polícias civil e militar ferramentas importantes no trabalho diário e às pessoas uma ferramenta de observação de quem circula na rua e bairro onde moram. A aprovação foi unânime da população.
“Foi uma reunião esclarecedora, com a participação e questionamentos das famílias, lideranças, um momento de apresentação de sugestões, alternativas e deliberação de propostas com o objetivo de deixar nossa cidade mais protegida e com a implantação de ferramentas que possam inibir e minimizar as oportunidades aos criminosos”, pontuou o prefeito.
Em São Ludgero, está acontecendo uma mobilização para reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Durante a reunião, também, foi tratado do tema. Várias lideranças e pessoas da comunidade, durante o evento, manifestaram o interesse de compor o conselho. Uma reunião será realizada no mês de abril para deliberar e oficializar o conselho na cidade.
Além das famílias, vários representantes de entidades, associações e cooperativas marcaram presença no evento. Também, vereadores, secretários municipais e o Secretário Regional da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Ricardo Medeiros.
[soliloquy id="215087"]
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero