Com a presença de familiares, professores, diretores, autoridades, lideranças e comunidade em geral, um total de 205 alunos de instituições de ensino do 5º Ano de São Ludgero, receberam o certificado de participação no Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd). O evento foi realizado na quarta-feira, 2 de dezembro, às 19h30min, no Centro Multiuso Dimas Schlickmann.
Durante o evento os alunos Felipe Rodrigues (Escola de Educação Básica de São Ludgero), Amanda Medeiros (Colégio Evolução) e Sofhia Debiasi Mattei (Centro Educacional Professor Henrique Buss) fizeram a leitura de seus textos os quais foram selecionados para representar as instituições de ensino. As cartas falavam do programa e o que eles apreenderam durante os encontros. Os formandos, pausadamente, também, acompanharam a leitura do juramento feito pelo aluno Proerd Vinicius Mendes Tomaz. Segundo o instrutor do Proerd no município, Soldado Leandro Galvani Gesser, o número de alunos formandos desde 2001, ano que foi implantado na cidade, já chega a 3.490. O Proerd, atualmente, funciona em 55 países no mundo e chegou ao Brasil em 1992. Professores e diretores, também, foram homenageados por serem aliados fortes do programa.
Durante o ato solene, o prefeito Volnei Weber, disse que o programa é de extrema importância e fez uma reflexão sobre a dor dos pais e familiares que enfrentam o problema do uso de drogas por entes queridos.
Já o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, 3º Sargento Edson Anfilóquio, falou sobre a importância da prevenção e a contribuição oportunizada através do Proerd desenvolvido com crianças e adolescentes.
Também prestigiaram o evento e ocuparam lugar de destaque o 1º Tenente Ivan Cardoso, da Guarnição Especial de Braço do Norte, o vice-prefeito Ibaneis Lembeck, o presidente da Câmara de Vereadores, Edemilson Daufenbach, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Luiz Borges, o vice-presidente da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero, Eduardo Schlickmann Bianco, a presidente da CDL de São Ludgero, Elisangela Hobold Bianco, representante da Polícia Civil, Claudete Borges e a Diretora do Departamento Municipal de Cultura, Célia Baschirotto Buss.
O Proerd é um programa implantado pelo Governo do Estado, desenvolvido através da Polícia Militar e, no município de São Ludgero, conta com como o apoio da Administração Municipal, da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), comerciantes e empresários.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Assessoria de Comunicação
[soliloquy id=”160173″]