A Fanfarra Mirim, do Centro de Educação Infantil (CEI) Menino Deus, que integra a Rede Municipal de Ensino de São Ludgero, comemora 29 anos de existência neste ano de 2022. Foi idealizada, no ano de 1993, pelo professor de Educação Física, Arthur Buss, o Tule (em memória) com total apoio da Gestão Escolar e da Associação de Pais e Professores (APP).
A primeira apresentação da Fanfarra Mirim aconteceu com a participação dos educandos e dos instrutores da instituição, no mesmo ano de fundação. Na época, o objetivo era incentivar a arte de tocar desde cedo, e os instrumentos utilizados foram construídos pelo próprio professor Tule, com materiais simples, de sucata e latinhas de tinta.
A comemoração foi celebrada durante o Desfile Cívico dos 200 anos de Independência do Brasil, e as crianças fizeram mais uma apresentação que encantou o público que marcou presença. A Fanfarra Mirim desse ano foi composta por 46 crianças das turmas de 5 anos (Pré-II) da instituição, ensaiadas pelo professor de Educação Física, Rafael Galvani, com apoio da direção, estagiárias e pelo integrante da Fanfarra Municipal, Gabriel Alexandre de Oliveira.
No decorrer dos anos a Prefeitura de São Ludgero, juntamente com os gestores escolares da instituição, foram adquirindo instrumentos novos e uniformes. Com o apoio recebido a tradição da Fanfarra Mirim do CEI Menino Deus, se manteve e conta atualmente com 42 instrumentos.
A diretora do CEI Menino Deus, Liliam Warmling, agradece a todos que direta e indiretamente contribuem para que a Fanfarra Mirim continue ativa. “Aproveitamos a oportunidade para agradecer, mais uma vez, os pais e familiares que incentivaram a participação de suas crianças no Desfile Cívico”, destaca.