São Ludgero é considerada uma cidade infestada pelo mosquito Aedes Aegypti. Atualmente possui 85 focos sendo monitorados. São 59 notificações, com 47 casos descartados, 2 autóctones, 1 importado e 9 casos suspeitos coletados
O bairro Nossa Senhora Aparecida, em São Ludgero, recebe nesta terça-feira, 4, uma ação conjunta com a participação de profissionais da Secretaria da Saúde e soldados do Exército Brasileiro. O objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Eles contam com o apoio da Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo e Defesa Civil do Estado. O bairro é considerado infestado.
São Ludgero possui um total de três casos confirmados de dengue, sendo dois autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município, e estão localizados no bairro que está acontecendo a ação. A cidade tem em execução um Plano de Contingência para enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Não existe vacina para dengue disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os principais sintomas da Dengue, após ser picado pelo mosquito com o vírus são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas e vômitos.
São Ludgero é considerada uma cidade infestada pelo mosquito Aedes Aegypti. Atualmente possui 85 focos sendo monitorados. São 59 notificações, com 47 casos descartados, 2 autóctones, 1 importado e 9 casos suspeitos coletados.
Denúncias e mais informações podem ser feitas à Vigilância em Saúde pelo Whatsapp 3657 1938. Atendimento no fone fixo, inclusive a cobrar, ligando para 3657 1474.
Bom exemplo – Dona Marília Espíndola, 85 anos, reside no bairro Nossa Senhora Aparecida há mais de 30 anos. Ela é um dos exemplos positivos que devem ser seguidos. “Tenho várias plantas e mesmo assim não deixo água parada. Tenho conhecimento do que o mosquito pode trazer de ruim e é por isso que faço a minha parte. Gosto de tudo organizado e limpo”, disse.