Educação

São Ludgero assina convênio com a SATC de Criciúma

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (23), o convênio que institui o Programa Gerar, que tem o objetivo de promover à oferta de educação e qualificação profissional para geração de empregos e rendas na cidade e região, será assinado entre o Município de São Ludgero e a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC.

No convênio a ser assinado, a Administração Municipal disponibilizará uma estrutura física para implantação da unidade e funcionamento dos cursos técnicos. Em contrapartida a SATC, realizará investimento no local público, bem como assume toda coordenação e despesas de gestão. Administração, Eletromecânica, Segurança do Trabalho e Informática são os quatro cursos mais pretendidos, apontado pelo resultado da pesquisa realizada e empregada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Foram ouvidos alunos da rede pública de educação e colaboradores de empresas. O maior percentual de entrevistados possui entre 14 e 15 anos e encontram-se cursando o primeiro ano do Ensino Médio, 60% sinalizaram o interesse em realizar curso técnico. A pesquisa apontou ainda o interesse por cursos técnicos em Manutenção Automotiva, Secretariado, Design de Interiores, Meio Ambiente e Artes Visuais.

Na quarta-feira (21), foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores uma sessão extraordinária, conduzida pelo presidente Edemilson Daufenbach. Após período para análise e deliberação, inclusive, com quebra de interstício, o projeto foi aprovado por unanimidade.

O mesmo foi sancionado pelo prefeito Volnei Weber na manhã desta quinta-feira (22). O prefeito diz que a Administração Municipal está realizando a sua parte, oportunizando aprendizado e mão de obra qualificada. “Este é mais um projeto que tem como objetivo principal o bem comum, a coletividade, o crescimento pessoal das pessoas e o desenvolvimento das empresas. Agradeço o apoio de todos e também o entendimento dos vereadores em relação a sua importância para cidade e as famílias”, resulta.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero