O Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM de São Ludgero na avaliação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina é B e a média é a maior alcançada entre os municípios que formam a Associação dos Municípios da Região de Laguna – Amurel. O cálculo matemático é feito com base em sete índices setoriais.
A avaliação do Tribunal de Contas do Estado serve para saber se a visão e os objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva. Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Ambiental, Proteção dos Cidadãos e Tecnologia da Informação são avaliados. Também é observada se está sendo aplicado o percentual de 25% na Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice de Desenvolvimento Humano, Gasto Anual na Saúde e Índice de Vulnerabilidade Social.
Já a classificação dos Municípios é feita da seguinte forma: Porte Muito Pequeno, Porte Pequeno, Porte Médio e Porte Grande. São Ludgero se enquadra no município de Porte Pequeno que está entre 5 mil e 20 mil habitantes.
Ao comentar a média recebida o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Rodrigo Pavei, diz que a informação específica de cada pasta será levada aos secretários. “A avaliação nos dá um parâmetro, aponta que setor é preciso melhorar, bem como que no geral estamos seguindo pelo caminho correto”, enfatiza.
Para o prefeito Volnei Weber, a avaliação é boa, mas é necessário seguir melhorando. “Compartilhamos esta boa notícia com todos os colaboradores e a população em geral, mas a avaliação aponta que é possível avançarmos ainda mais em nossa média. Não se trata uma busca por média, mas uma melhora na gestão pública de forma geral e para isso que estamos trabalhando tanto”, pontuou.
Além de São Ludgero, na abrangência da Amurel, os municípios de Rio Fortuna e Treze de Maio também conquistaram a Média B. Os demais, todos foram avaliados com Média C+.
São Ludgero recebeu as seguintes notas:
Média Geral: B (0.64)
Educação: B (0.69)
Saúde: B (0.74)
Planejamento: C (0.46)
Gestão Fiscal: B+ (0.76)
Ambiental: C+ (0.56)
Proteção dos Cidadãos: C+ (0.53)
Tecnologia da Informação: C+ (0.44)
Avaliações:
A: Altamente Efetiva
B+: Muito Efetiva
B: Efetiva
C+: Em fase de adequação
C: Baixo nível de adequação
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero