Um acordo entre a SCPar Porto de Imbituba e a Santos Brasil Participações S.A., que tem dois terminais arrendados no local, determinou que a companhia pague R$ 9 milhões ao porto. Dinheiro referente à cobrança anual da movimentação mínima de contêineres no exercício 2016/2017.
O valor será pago em três parcelas nos próximos meses. Com o pagamento, a Santos Brasil está com os valores quitados até maio do ano que vem. Ela opera em Imbituba com um terminal para movimentação de contêineres e outro de carga geral,
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA havia restabelecido, no começo deste ano, a obrigatoriedade de a Santos Brasil pagar pela movimentação mínima contratual de cargas no seu terminal de contêineres de Imbituba.
Mesmo com a discussão dos valores a serem pagos, a companhia continua operando e deve ganhar um novo fôlego a partir do mês que vem. O Porto de Imbituba passará a receber uma nova rota de navios, de contêineres, vindos da Ásia.
No contrato de arrendamento assinado pelas partes, está definido um pagamento à administradora do Porto pela movimentação mínima, mesmo que ela fique abaixo do previsto.
Porém, no fim do ano passado, a companhia entrou com pedido de reequilíbrio econômico-financeiro junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, no intuito de que o contrato fosse revisto.
A operadora solicitou o mesmo pedido ao MTPA e, entre os contratos a serem revistos, está o da negociação com o porto imbitubense. Apesar do acordo intermediado pelo MTPA e pela Antaq, o pedido de revisão de reequilíbrio financeiro continua em tramitação. Com o incremento dos navios de contêineres da rota asiática, a Santos Brasil estima que o volume adicional chegue a 75 mil TEUs (equivalente a um contêiner de 20 pés), com cerca de 70% das cargas de exportação e 30% de importação.
Com informações do Jornal Diário do Sul