Santa Catarina registrou protestos contra a corrupção e o governo de Dilma Rousseff em diversas cidades neste domingo (12). Os protestos reuniram 57.700 mil pessoas, conforme a Polícia Militar. No total, 29 cidades do estado tiveram manifestações de manhã e à tarde. Em comparação ao protesto anterior, no dia 15 de março, o número foi menor: 200 mil pessoas saíram às ruas em 50 cidades, conforme a PM.
A Polícia Militar registrou manifestações em Joinville, Braço do Norte, Rio do Sul, Navegantes, Joaçaba, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Concórdia, Curitibanos, Campos Novos, Caçador, Criciúma, Balneário Camboriú, Florianópolis, Barra Velha, Itapema, Indaial, Brusque, Porto União e Rio Negrinho, Tubarão e Taió. De manhã, sete cidades tiveram protestos.
Como no primeiro protesto, os atos foram organizados através das redes sociais pelo Movimento Brasil Livre. Segundo Alexandre Paiva, coordenador do Movimento no estado, a organização geral vai aguardar para divulgar a estimativa total de participantes dos protestos em Santa Catarina.
Florianópolis
Na capital, a concentração de pessoas foi no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, às 16h. Segundo a Polícia Militar, cerca de 2 mil manifestantes estavam no local por volta das 16h50.
O grupo seguiu em passeata pela Avenida Beira-Mar Norte e ao longo do percurso o número foi aumentando. Às 17h40, a PM estivava 18 mil pessoas e às 18h10, quando encerrou o protesto, o número foi atualizado para 25 mil. Os organizadores calcularam o mesmo número de pessoas.
Blumenau
Em Blumenau, o protesto começou por volta das 16h. Os manifestantes saíram da Prefeitura do município, vão passar pela Avenida Beira-Rio e retornam à Prefeitura. A PM calcula 12 mil pessoas. Já organização estima que entre 10 e 15 mil pessoas participaram do ato.
Jaraguá do Sul
Em Jaraguá do Sul, no Norte, seis mil pessoas participaram de uma passeata pelas ruas do Centro da cidade, conforme a Polícia Militar. O protesto começou às 15h e terminou pouco depois das 16h.
Balneário Camboriú
Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, o grupo de manifestantes se concentrou na Avenida Atlântica, por volta das 16h. A PM estimou 5 mil pessoas no ato por volta das 17h20.
Criciúma
Em Criciúma, por volta das 14h30 os manifestantes se concentraram no Parque das Nações. Às 15h30, o grupo seguiu em passeata pela Avenida Centário até a rodoviária. O ato encerrou às 17h20. A Polícia Militar estimou mil participantes, enquanto os organizadores estimaram em 3 mil manifestantes.
Joinville
Em Joinville, no Norte, 1,5 mil pessoas participaram do protesto, que começou às 16h, segundo a PM. Já os organizadores estimam que o número tenha chegado a 8 mil. O grupo saiu da Praça da Bandeira, seguiu em passeata até o Museu do Sambaqui e retornou à Praça da Bandeira pela Avenida Beira-Rio. Às 17h30, os manifestantes estavam se dispersando.
Itajaí
Em Itajaí, mil pessoas, conforme a Polícia Militar, participaram da manifestação, que começou por volta das 16h e terminou às 17h30.
Rio do Sul
Em Rio do Sul, pelo menos 600 pessoas participaram da manifestação, segundo a Polícia Militar. O protesto iniciou às 16h, no Parque Harry Hobus, e terminou às 17h30.
Brusque
Já em Brusque, 600 pessoas se reuniram na cidade para o protesto que iniciou 16h e términou às 18h20.
Concórdia
Em Concórdia, no Oeste, cerca de 300 pessoas fizeram uma passeata pelo centro da cidade. A concentração começou pouco antes das 15h e terminou às 16h30.
Curitibanos
No Oeste catarinense, aproximadamente 200 pessoas, de acordo com a PM, protestaram pelas ruas do Centro de Curitibanos. A manifestação durou cerca de 1h e terminou às 15h40.
Indaial
Em Indaial, 200 pessoas participaram do protesto, que começou às 16h e terminou às 18h20, conforme a PM. Em Brusque, foram 600 pessoas na manifestação, também segundo a polícia.
Caçador
Em Braço do Norte, a PM estima que 130 pessoas saíram às ruas. O protesto começou às 15h e terminou por volta das 17h30.
Campos Novos
Em Campos Novos, 130 pessoas participaram do protesto contra a corrupção, conforme a Polícia Militar. O protesto foi entre 16h e 17h30 na cidade.
Rio Negrinho
Em Rio Negrinho, a PM calcula que 100 pessoas participaram da manifestação. O ato começou às 16h e terminou por volta das 17h30.
Taió
Em Taió, o protesto iniciou às 16h e terminou as 18h e reuniu cerca de 100 pessoas, conforme a Polícia Militar.
Joaçaba
Em Joaçaba, os manifestantes de concentraram na praça Adolfo Konder, no Centro da cidade. A PM informou que cerca de 90 pessoas participaram do protesto, que terminou por volta das 16h.
Itapema
Em Itapema, 60 passoas participaram de uma passeata na cidade, segundo a PM. O protesto começou às 15h e terminou por volta das 17h30.
Navegantes
Em Navegantes, também no Litoral Norte, a concentração foi na Avenida João Sacavem, em frente ao ferry boat. Segundo a PM, havia cerca de 50 pessoas participando do ato, que terminou por volta das 16h.
Tubarão
Em Tubarão, 50 pessoas participaram de uma passeata, que iniciou às 16h e foi até por volta das 18h, segundo a Polícia Militar.
Barra Velha
Em Barra Velha, no Litoral Norte, 10 pessoas de concentraram no Centro do município para um protesto que durou menos de uma hora, por volta das 16h.
Manhã
Cerca de 3,2 mil pessoas participaram de manifestações em oito cidades catarinenses na manhã deste domingo (12), de acordo com a Polícia Militar. Segundo Alexandre Paiva, coordenador do Movimento Brasil Livre no estado, a organização geral vai aguardar para divulgar a estimativa total de participantes dos protestos em Santa Catarina.
Por volta de 12h30, todos os protestos haviam terminado sem incidentes, segundo a PM. No Oeste, as cidades de Chapecó e Palmitos tiveram manifestações contra corrupção. Na Serra, o registro foi em Lages. No Vale do Itajaí, em Timbó e Pomerode. No Litoral Norte, Balneário Camboriú, no Norte, São Francisco do Sul, e no Sul, Garopaba.
Com informações do site G1 SC