Saúde

Santa Catarina registra 987 casos de dengue

A maioria dos casos foi contraída dentro do estado, 846. Porto Belo tem taxa de incidência de 312 casos por 100 mil habitantes, com 95 infectados.

Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Santa Catarina registra 987 casos confirmados de dengue e duas cidades estão em situação de epidemia, conforme o boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado nesta quinta-feira (13). Os dados foram coletados de 30 de dezembro até o último sábado (8).

No último boletim, divulgado em 6 de junho e que contabilizava ocorrências até 1º de junho, eram 949 casos e apenas Itapema era considerada epidêmica. Agora, Porto Belo também foi incluída na lista. Para a cidade ser considerada com a epidemia, o índice de infestação precisa ser maior que 300 casos por 100 mil habitantes.

Itapema é a cidade de maior infestação do estado, com 428 casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. O índice é de 676,7 casos por 100 mil habitantes. Já Porto Belo registrou 65 casos, com índice de 312 casos por 100 mil habitantes.

Casos, cidades e focos

Dos 987 casos confirmados no estado, 981 foram confirmados pelo critério laboratorial e 6 pelo clínico epidemiológico.

Ao todo, 846 casos foram autóctones e 83 são importados. Os demais ainda estão em investigação ou não foi possível identificar o local que o paciente contraiu a doença. São 35 casos autóctones e 3 importados a mais que o último boletim.

O estado está com 19.415 focos do mosquito em 183 municípios. Destes, 91 municípios são considerados infestados. Com relação ao boletim anterior, houve a inclusão de dois municípios com infestação: Biguaçu, na Grande Florianópolis, e Ouro Verde, no Oeste catarinense.

Outras doenças

O Aedes aegypt também transmite febre de chikungunya, com casos importados confirmados no estado, e o zika vírus, sem incidência em Santa Catarina.

Para chikungunya, foram notificados 400 casos, com 13 confirmados pelo critério laboratorial e todos casos importados, ou seja, contraídos em outros municípios.

As pessoas doentes estiveram no Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão, mas moram em Balneário Camboriú, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Pinhalzinho, São José e Tubarão.

Outros 189 casos de chikungunya permanecem como suspeitos e 198 foram descartado.

No caso do zika vírus, 106 casos foram notificados, 22 permanecem como suspeitos, 75 descartados e 9 tiveram exame inconclusivos.

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

OMS relata recorde diário global de mais de 307 mil casos da covid-19

A Índia é a líder mundial com 97.570 casos em um único dia