Geral

Santa Catarina registra 2,8 mil casos de violência contra idosos em três anos, aponta levantamento

A Grande Florianópolis foi a região com mais notificações no estado.

Divulgação

Entre 2015 e 2018, 2.844 idosos foram vítimas de violência em Santa Catarina, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sisan). A região com mais casos registrados foi a Grande Florianópolis, 435. As informações foram divulgadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), na sexta-feira (15).

Segundo a Dive/SC, do total de notificações, 757 foram autoprovocadas e 1.978 interpessoais. As mulheres idosas são as mais sofrem violência: 58,6%. O percentual de casos com idosos é de 41,4%.

As violências interpessoais ocorrem com mais frequência com idosos com idade entre 60 e 69 anos. Na maioria dos casos, é praticada por pessoas próximas a eles, como filhos e parceiro íntimo.

Os idosos que tiveram os casos notificados sofreram violências físicas, psicológica e moral, seguidas das lesões autoprovocadas e negligências ou abandono, conforme o levantamento da Dive/SC.

Notificação

Conforme o Estatuto do Idoso, os casos de suspeita ou confirmação de violência contra idosos são alvo de notificação compulsória, realizada diante da suspeita de dano, por parte dos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária. Devem ser comunicados, obrigatoriamente, a polícia, Ministério Público, Conselho Municipal, Estadual ou Nacional do Idoso.

A notificação é usada para identificar e qualificar os casos suspeitos ou confirmados de agressão que são atendidos na rede pública de saúde.

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

OMS relata recorde diário global de mais de 307 mil casos da covid-19

A Índia é a líder mundial com 97.570 casos em um único dia