O ciclone se originou de uma frente fria vinda do Uruguai e trouxe chuvas fortes no Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul; veja como fica o tempo
Para aqueles que sentiram falta do sol no tempo, nesta terça-feira (5), ele estará presente em todas as regiões de Santa Catarina. Porém, haverá a aproximação de ar seco e entre os Planaltos e o Litoral, o sol estará presente, mas poderá haver algumas nuvens. No entanto, Santa Catarina está sob estado de alerta vermelho para o ciclone, que se iniciou nesta segunda-feira (4).
A Defesa Civil afirma que os ventos serão de intensidade fraca a moderada na direção sul/sudeste, com rajadas intensas entre 40 e 70 km/h. As temperaturas ficarão mais baixas em comparação aos dias anteriores, com máximas variando entre 16°C e 20°C no Litoral e Planalto Sul. Nas demais áreas, as máximas serão de 18°C a 22°C.
Todo o Litoral do Estado conta com a presença de mar agitado, com ondas de sudeste a sul, entre 2 e 2,5m e picos de 3m, onde há risco para ressaca. Apesar disso, o risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima e à ressaca.
Veja momento em que motoristas descem a Serra do Rio do Rastro durante enxurrada:
Chuva forte “alaga Serra do Rio do Rastro
O tempo em relação ao ciclone
Santa Catarina está sob estado de alerta vermelho para o ciclone, que se iniciou nesta segunda-feira (4). O fenômeno se originou de uma frente fria vinda do Uruguai e trouxe chuvas fortes no Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil aponta que o vento médio sopra entre 20 e 35 km/h e as rajadas variam entre 65 e 85 km/h, podendo superar os 100 km/h na serra catarinense.
Com informações do ND+