Segundo dados da Defesa Civil, pelo menos 29 cidades registraram temperaturas negativas no amanhecer
Santa Catarina amanheceu com a temperatura mais baixa do ano, neste domingo (4). A mínima chegou a -7,4°C em Urupema, na Serra catarinense, por volta das 7h. A informação foi divulgada pela Defesa Civil, com base nos dados das estações da Epagri Ciram e INMET.
Além de Urupema, os municípios de Curitibanos (-4,4°C) Lebon Régis (-4,2°C); Urubici (-4,1°C); Ponte Alta do Norte (-3,6°C); São Joaquim (-3,6°C); Fraiburgo (-3,3°C) e Rio Rufino (-3,2°C) também registraram as temperaturas mais baixas.
O amanhecer foi gelado em todo o Estado. Segundo os dados da Defesa Civil, pelo menos 29 cidades registraram temperaturas negativas em Santa Catarina no amanhecer.
“A combinação do frio, trazido por uma massa de ar seco de origem polar, e a ausência de nuvens, na maioria das regiões, favoreceu para o declínio acentuado das temperatura”, explicou a meteorologista da Defesa Civil Francine Sacco.
Os registros negativos nas temperaturas não ficaram restritos apenas a Serra catarinense, mas também foram registrados no Meio-Oeste, onde as mínimas ficaram entre -4° e -1°C.
Já no Oeste, Extremo Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana as mínimas variaram entre 1° e 3°C no amanhecer. Nas demais regiões, devido a umidade deixada pela frente fria que aumentou a nebulosidade, as temperaturas não baixaram muito e variaram entre 9° e 13°C.
Com informações do ND+