A dissolução do império brasileiro e a instalação da nova república no Brasil trouxeram muitas mudanças para o país, tanto no cenário administrativo quanto político. Na antiga colônia do atual município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que pertencia aos italianos, ocorreram duas revoltas após a proclamação da república, motivadas pela cobrança de impostos atrasados com juros e multas, as péssimas condições de vida, a necessidade de melhoramento das estradas e o desejo de maior autonomia.
No ano de 1890, a colônia de Caxias, situada no estado do Rio Grande do Sul, foi elevada à condição de vila. Em decorrência disso, através de uma portaria assinada em 28 de junho de 1890, o governo estadual nomeou uma junta governativa, integrada por Ernesto Marsiaj, Ângelo Chitolina e Salvador Sartori, para administrar a nova vila, acumulando os poderes executivo e legislativo. Isso gerou ainda mais insatisfações, que, somadas à cobrança de impostos com juros e multas atrasados, às más condições de vida e às estradas ruins, desencadeou uma revolta em 26 de novembro de 1891. Liderados por Afonso Amábile, os revoltosos conseguiram depor a junta governativa e transferir o poder para o delegado de polícia Francisco Januário Salerno. A revolta foi encerrada em 14 de dezembro do mesmo ano, e a junta governativa reassumiu o poder.
Mesmo após o primeiro conflito se encerrar, o clima continuava tenso na região, e as pessoas não estavam totalmente satisfeitas com a administração da vila. Em 25 de junho de 1892, iniciou-se outra revolta envolvendo cerca de 300 colonos, que derrubaram o conselho municipal instituído em 20 de outubro de 1891 e nomearam uma junta revolucionária composta por Luiz Pieruccini, Domingos Maineri e Vicente Rovea. A revolta cessou em 12 de outubro de 1892, e o conselho municipal foi novamente reempossado.
Esse breve período de intensas revoltas em Caxias do Sul não apenas destacou a insatisfação dos colonos com as condições de vida e a administração local, mas também reforçou a importância da busca por melhores condições e autonomia. Essas revoltas foram marcos na história da região e evidenciaram a determinação do povo em lutar por seus direitos e por um futuro melhor.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Revolta dos Colonos (Caxias do Sul). Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_dos_Colonos_(Caxias_do_Sul). Acesso em 26 nov. 2024.