Saúde

Samae promove Março lilás com iluminação temática em Araranguá e campanha faz alerta sobre câncer de colo

Foto: Divulgação/Samae

Em alusão ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, cuja data oficial é 8 de março, a fachada externa da unidade administrativa do Samae está iluminada, até o dia 31, com a cor lilás. A cor também faz referência ao mês da conscientização para a prevenção e combate ao câncer de colo de útero.

“O Março Lilás é um movimento anual, dedicado a reflexões e ações sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero. A intenção é despertar a conscientização para que todas as mulheres realizem os exames preventivos e fiquem alertas aos sinais e sintomas”, enfatiza a secretária do Samae, Michele Ungaratti Broilo.

Saiba mais

O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente provocada por alguns tipos do Papilomavírus Humano – o HPV, um vírus bastante comum. Algumas lesões causadas pelo HPV podem se tornar crônicas que, se não forem diagnosticadas precocemente, podem evoluir para o câncer.

A vacinação é a principal arma contra o câncer de colo de útero, sendo essa uma das prioridades das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para a doença.

A OMS reconhece a doença como um problema de saúde pública e estabeleceu que todos os países devem alcançar e manter uma taxa de incidência de menos de 4 novos casos de câncer do colo do útero a cada 100.000 mulheres por ano, até o fim da década.

O HPV é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de colo do útero e a doença pode ser evitada com a vacinação em massa. “O número anual de mortes por câncer de colo de útero é de cerca de 6 mil e 500 mulheres no Brasil.

Notícias Relacionadas

Samae orienta e confere ligação dos imóveis na rede de esgoto em Araranguá

Servidores do Samae se engajam em campanha para doação de sangue

Trilhas para caminhadas do Parque Belinzoni serão abertas para o público em Araranguá

Reunião define planejamento da segunda edição do Projeto Arco-íris para limpeza do Rio Araranguá