Poder Executivo

Salvaro apresenta secretários e transição de governo pode ser encerrada

Sem informações sobre a situação econômica da Afasc, prazo é anunciado e encerra nesta quinta-feira

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O prefeito eleito de Criciúma, Clésio Salvaro, deu prazo até esta quinta-feira para que o prefeito Márcio Búrigo apresente as informações sobre as condições financeiras da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma – Afasc, umas as principais entidades assistencialistas da cidade mantida com recursos públicos municipais.

A afirmação aconteceu durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (07) na sede da Associação Empresarial de Criciúma – ACIC. Na ocasião, também foram apresentados os gestores da sua equipe de governo. Caso isso não aconteça, Salvaro deixa claro que encerrará o processo de transição de governo. “Não dá para imaginar como será começar um governo do zero, sem informações. Se não chegar até quinta, não haverá mais governo de transição. Vamos montar a equipe de governo para 2017”, enaltece Salvaro.

Quanto a equipe, os principais nomes da equipe já foram definidos: Arleu da Silveira será o Secretário Geral de Governo, Ana Cristina Flores Yousseff a Procuradora Municipal, Robson Gotuzzo o Secretário da Fazenda e Gustavo Colle o Diretor de Comunicação.

Salvaro ainda ressaltou a importância de reconstruir o mais breve possível o Paç Municipal Marcos Rovaris. “Hoje existem puxadinhos. Está é a obra física mais importante para o cidadão criciumense. A partir dela, o governo poderá se organizar e prestar um melhor serviço", afirmou.

Materno Infantil

Salvaro afirmou que atualmente, o tratamento do Governo do Estado com o Hospital Materno Infantil Santa Catarina de Criciúma é muito grande quanto a investimentos. “O hospital de Tubarão tem gestão plena. Recebe dinheiro direto do Governo do Estado. Não quer dizer que o modelo de gestão em Criciúma esteja errado, mas que o Estado aporte mais recursos na região”, destaca. Atualmente, Salvaro mantem contato com a Unesc que estuda a possibilidade de assumir a gestão da entidade.

Contas pendentes e busca de receita.

O prefeito afirma que pagará as contas do seu governo. Quanto as demais, enaltece que a partir de 02 de janeiro será solicitado uma “tomada de conta especial”.

Robson Gotuzzo, o novo Secretário da Fazenda afirma que adotará medidas para aumentar a receita do município. Descartou aumento de impostos, mas destacou a busca pela regularidade na cobrança de alguns. “O real mapeamento dos imóveis que, muitas vezes na matricula é um lote e vai ver a realidade é um imóvel de valor bem relevante. Modernizar a fiscalização deste imóveis, os contribuintes de ISS e conscientizá-los para que entendam o seu papel, desde que a prefeitura execute o seu papel e seus serviços para toda a população”, enfatiza.

Gotuzzo vem da Secretaria da Fazenda do Estado onde trabalha a seis anos como auditor fiscal.

Uma reunião no fim da tarde de hoje (07) com empresários da construção civil de Criciúma discutiu a situação da obra do Paço Municipal. O encontro aconteceu na ACIC.