Geral

Saiba porque estão aparecendo jacarés em Laguna

O jacaré-do-papo-amarelo é comum em todas as cidades da região da Amurel.

Foto: Elvis Palma /Agora Laguna

O aparecimento de jacarés em locais, que não são de sua natureza, aqui em Laguna tem surpreendido moradores e visitantes. No último mês, foram capturados quatro jacarés na cidade: dois na praia, no quintal de um morador e outro no Laguna Internacional.

De acordo com o biólogo especialista em répteis, Rodrigo Ávila Mendonça, o Jacaré-do-papo-amarelo é comum em toda região e o motivo destes aparecimentos em habitats diferentes podem estar relacionados às fortes chuvas na região há cerca de duas semanas atrás. “Eles provavelmente desceram pelo rio com a enxurrada”, disse.

Mendonça salienta, portanto, que o desequilíbrio ambiental, pode ter relação com aparecimento também, o desmatamento cada vez maior das beiras dos rios e lagoas, provocando a alteração do habitat natural destes animais, que deveria estar coberto com mata ciliar e florestas. “Esses animais gostam de áreas abertas e quanto mais estes ambientes forem desmatados mais fácil fica pare está espécie ampliar sua distribuição”.

O biólogo afirma que não é da natureza deles atacar as pessoas, mas acidentes podem acontecer. “No seu estado natural ele não ataca o ser humano, mas acidentes podem acontecem com qualquer tipo de animal”, reforça. O jacaré-do-papo-amarelo é comum em todas as cidades da região da Amurel.

Com informações do Agora Laguna

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.