Geral

Saiba as próximas etapas para o retorno do X (antigo Twitter) no Brasil

plataforma só deve voltar a operar no Brasil quando o STF avaliar que todos os requisitos foram cumpridos e emitir uma nova decisão sobre o caso

Foto: Banco de imagens

Após a rede social X (antigo Twitter) indicar um novo representante legal no Brasil nesta sexta-feira (20), os usuários aguardam o retorno da plataforma ao país. No entanto, essa nomeação não garante a retomada imediata do serviço, conforme informações divulgadas pelo g1.

A exigência de um representante legal no Brasil foi uma das condições estabelecidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, quando determinou a suspensão do acesso ao X no dia 30 de agosto. Em resposta, a rede social fechou seu escritório no Brasil em 17 de agosto, o que resultou na ausência de um representante legal para a empresa no país.

Além da falta de um representante, Moraes apontou outros dois motivos para a suspensão da plataforma:

  • A recusa do X em cumprir ordens judiciais para bloquear perfis que promoviam conteúdos criminosos ou antidemocráticos;
  • O não pagamento de multas aplicadas por manter essas contas ativas.

Desde então, algumas medidas estão sendo tomadas para que o X retorne ao Brasil. Na quinta-feira (19), alguns usuários relataram que perfis considerados inadequados começaram a ser suspensos pela rede social.

Em relação às multas, Moraes ordenou o bloqueio de bens do X e da Starlink, outra empresa ligada a Elon Musk, além da transferência de R$ 18,3 bilhões em ativos dessas empresas para a conta da União.

Nova representante legal no Brasil

Rachel de Oliveira Villa foi indicada pelo X para assumir a representação legal da plataforma no Brasil, função que já desempenhava antes do fechamento do escritório. No entanto, até a última atualização do g1, o STF ainda não havia confirmado oficialmente essa nomeação.

A plataforma só deve voltar a operar no Brasil quando o STF avaliar que todos os requisitos foram cumpridos e emitir uma nova decisão sobre o caso. Essa decisão não deve ocorrer durante o fim de semana, e novos desdobramentos são esperados apenas no início da próxima semana.

Notícias Relacionadas

Dengue em SC: Governo do Estado reforça as orientações sobre os cuidados com a doença

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é eliminar os locais com água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito

Mulher morre em acidente de carro enquanto ia ao casamento da filha em SC

O carro em que a mulher estava saiu da pista e caiu no rio

Mãe e padrasto de menina de 3 anos que morreu após agressões irão a júri popular em SC

A decisão do júri popular foi anunciada na sexta-feira (20) pelo Ministério Público de Santa Catarina

Capotamento de veículo em rodovia de SC deixa um jovem morto e dois feridos

Um dos passageiros, um jovem de 17 anos, foi encontrado sem vida no local