O treinamento entre policiais militares da companhia de policiamento tático de Criciúma com o Serviço Aeropolicial – Saer, no 9ª Batalhão, ganhou a companhia dos cães, na manhã desta sexta-feira (10).
O treinamento envolve a familiarização dos cães com a aeronave. “O objetivo de ambientá-los com a aeronave, principalmente, é para o transporte do animal. Caso eles sejam necessários para alguma missão, de uma forma rápida a gente consegue alocar o cão no ambiente”, destaca o capitão Mário Luiz Silva. Aproximadamente 11 policiais participaram da atividade.
Segundo o capitão, o Canil tem diversos tipos de utilidade para auxiliar os agentes. “Temos cães que trabalham com variados faros: drogas, explosivos e armas. Temos o cão para controle de multidões, como presídios, por exemplo, e os cães de busca na mata – que são usados em uma atividade mais complexa, em locais inóspitos. Esses cães, com auxilio da aeronave, rapidamente chegam ao local para ajudar em buscas”, afirma.
Integração entre as Polícias
O trabalho também serve para integrar os policiais militares com os agentes da polícia civil. “Além de preparar os cães para o embarque e desembarque com segurança, a ideia é aproximar a Policia Militar da nossa Unidade Aérea para que, de agora em diante, a gente estreite os laços e trabalhe juntos em prol da comunidade no combate a criminalidade”, enfatiza o delegado Gilberto Crepaldi Mondini.
A aeronave do Saer trabalha na região Sul do Estado desde o fim de novembro de 2016. Em pouco mais de dois meses, o serviço atende todos os órgãos de segurança, trabalhando com 13 tripulantes e oito pilotos.
O Saer também fará missões humanitárias, transporte de órgãos e ajudará a defesa civil. Além disso, uma parceria com o Samu está sendo estudava para prestar serviço aeromédico.
Com informações do Portal DN Sul
[soliloquy id=”207724″]