Análise de um geólogo atestou que a rua, em São Bento do Sul, possui "alto risco para desmoronamento".
Uma rua de São Bento do Sul, no Norte catarinense, está interditada com risco de desabar desde o início do mês. Na quinta-feira (23), um decreto foi publicado pela prefeitura para auxiliar no atendimento às famílias que deverão deixar o local. Duas casas estão interditadas, mas a previsão da Defesa Civil é que 30 famílias sejam afetadas.
Os moradores obrigados a sair do local serão recebidos em um abrigo que será criado pelo município. Nesta sexta-feira (24), a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social passaram nas residências para falar sobre as novas medidas.
Com o decreto, segundo a prefeitura, o município pode solicitar apoio a órgãos estaduais e federais para dar suporte aos habitantes.
Uma das pessoas que devem ser afetadas é o aposentado João Maria Franco da Silva. Ele mora na região a 45 anos.
“É uma notícia péssima. Eu criei meus filhos aqui, um de 32, outros com 42 e 41. Tudo aqui, nasceram aqui”, comenta.
As decisões foram tomadas após o resultado de um laudo emitido pelo geólogo Aharon Israel Varreiro Saldanha, da Associação de Municípios do Nordeste de SC (Amunesc). O documento atesta que a região é de alto risco para desmoronamento, não apenas nos imóveis já interditados, como para outras casa próximas.
Além disso, a região é de Área de Proteção Permanente (APP), o que impede a prefeitura de mexer no local.
Com informações do G1