De acordo com jornal espanhol, Ronaldo já vem há alguns anos realizando conexões e amizades com grandes nomes da política e do esporte em prol de candidatura
O ex-jogador Ronaldo Fenômeno vai concorrer à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nas próximas eleições que devem acontecer em 2025. O jornal espanhol Sport confirmou a informação no último sábado (16) e revelou que R9, de 48 anos, pretende trazer o técnico Pep Guardiola para o comando técnico da Seleção Brasileira.
Atualmente, Ednaldo Rodrigues é o presidente da Confederação e permanece no cargo até março de 2026. Caso Ronaldo concorra ao posto e vença as eleições, ele assumirá a presidência há poucos meses da Copa do Mundo de 2026.
Na notícia veiculada pelo jornal Sport, é mencionado a campanha política realizada pelo ídolo brasileiro: “O Fenômeno, desde a época como jogador de futebol, foi tecendo uma rede de contatos na elite empresarial, social, política e até nas altas esferas judiciais”, explicou.
A primeira atividade de Ronaldo no comando da CBF seria a contratação de um novo treinador. O jornal espanhol cita na reportagem o interesse do ex-atleta em contratar Pep Guardiola, que possui contrato com o Manchester City até o ano que vem.
Caso concorra as eleições, como Ronaldo pode ser eleito novo presidente da Seleção Brasileira?
Em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues em 2012, Fenômeno já havia revelado o desejo de ser presidente da CBF. Para o sonho se concretizar é preciso ter o apoio de federações e clubes brasileiros.
Pelo menos quatro federações estaduais e de quatro clubes das séries A e/ou B, precisam demonstrar, por escrito, apoio ao ex-jogador para que assim ele possa inscrever uma chapa. E depois precisará ter a maior quantidade de votos pelo colégio eleitoral.
O colégio eleitoral é formado pelas 27 federações estaduais e pelos 40 clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro. As federações possuem peso 3, os times da Série A têm peso 2, e os times da Série B têm peso 1.
Com informações do ND+