Geral

Risco de temporais, alagamentos e deslizamentos: frente fria provoca chuva persistente em SC

Calor antecede a chegada da frente fria, no Norte e Vale do Itajaí os termômetros devem marcar máxima de até 30°C nesta sexta-feira (2)

Foto: Lidiane Pagliosa

A atuação de uma frente fria provoca chuva persistente até sábado (3), em Santa Catarina. O alerta é da Defesa Civil, que informa que há risco moderado de temporais isolados, alagamentos e deslizamentos.

Para esta sexta-feira (2), o dia começa com muitas nuvens, chuva e risco de temporais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Ao longo do dia, a chuva deve avançar para as demais regiões do Estado. Inclusive, com possibilidade de temporais acompanhados de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos – que podem chegar a 60km durante o temporal e nas áreas litorâneas

O calor no Norte e Vale do Itajaí nesta sexta-feira antecede a chegada da frente fria. Por lá, os termômetros devem marcar máxima de até 30°C. Na Grande Florianópolis a máxima deve ser de 26°C durante a tarde. Já nas demais áreas, ficam entre 19°C a 24°C.

Risco de alagamentos e deslizamentos
No sábado o deslocamento da frente fria deixa o tempo instável, com chuva e algumas trovoadas da Grande Florianópolis ao Norte catarinense. “O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências com alagamentos e deslizamentos pontuais”, informa a Defesa Civil.

No decorrer da tarde, as condições de tempo melhoram a partir do Grande Oeste – devido a um sistema de alta pressão. No sábado o dia deve amanhecer com mínimas perto dos 7°C e a máxima não deve passar dos 20°C no Estado.

Tempo estável e temperatura baixa
A atuação de uma massa de ar frio e seco (alta pressão) se estabelece em Santa Catarina no domingo (4), deixando o tempo estável, com sol e poucas nuvens.

A temperatura deve baixar, com possibilidade de geada ampla no amanhecer e sensação de frio no Estado. As mínimas podem ficar próximas a -3°C e 5°C do Grande Oeste aos Planaltos, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana. Segundo a Defesa Civil, há risco de congelamento de pistas.

A presença do sol faz a temperatura subir, mas a máxima não deve passar dos 20°C.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região

Obras para conter deslizamentos na Serra do Rio do Rastro ficam para 2018

Durante vistoria na rodovia, Secretário de Infraestrutura diz que buscará verba em 2018, mas não há prazo para início dos trabalhos.