Para este mês, o volume de chuva esperado em Santa Catarina era de 100 milímetros. No entanto, ele tem sido irregular e abaixo da média, o que gerou situação de emergência e alerta a 12 rios em cidades catarinenses, por conta da estiagem. Braço do Norte e São Martinho estão em estado de emergência.
A princípio, a estiagem não prejudicou Tubarão, e o risco de falta de água é praticamente inexistente, segundo a Tubarão Saneamento. “Porém, a incerteza na duração do período de estiagem pode acarretar a diminuição do recurso disponível para tratamento”, diz a concessionária, em nota.
Já para Braço do Norte e São Martinho, a orientação é que a população economize água, usando apenas o necessário para as atividades diárias, até que os níveis dos rios voltem ao normal.
De acordo com o técnico em hidrologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Guilherme Miranda, a tendência é que a situação se agrave, pois ainda não há previsão de chuva significativa para os próximos dias.
Conforme o aviso hidrológico da Epagri/Ciram emitido ontem, há 12 rios em situação de emergência, e há um alerta por conta da estiagem no Estado. De acordo com o órgão, as cidades com rios em estado de emergência são José Boiteux, São João Batista, São Martinho, Braço do Norte e Concórdia.
Em alerta, estão rios das cidades de Forquilhinha, Canoinhas, Concórdia, Camboriú e Rio Negrinho.
Em nota, a Tubarão Saneamento comunica que, “com os investimentos realizados no sistema de captação e distribuição, a concessionária está preparada para garantir o tratamento e a distribuição de água aos usuários, sendo que o risco de falta de água é praticamente inexistente”.
Além disso, a concessionária reforça a importância de os municípios preservarem as margens do rio, diminuindo a poluição, assim como a população, com a utilização dos recursos hídricos de forma consciente. “A cidade de Tubarão não enfrenta, desde novembro de 2013, problemas com a falta de água, como ocorria em anos anteriores, exceto em manutenções pontuais para a realização dos trabalhos corretivos”, acrescenta.
Dicas de uso consciente
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar;
- A água do tanque ou da máquina pode ser reutilizada;
- Use a vassoura, e não a mangueira, para retirar a sujeira;
- Lave o carro usando balde;
- Reduza o tempo do banho e da torneira aberta;
- Verifique se há torneiras pingando, vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna;
- Se observar vazamento de água na rua, avise a Tubarão Saneamento imediatamente.
Com informações do Jornal Diário do Sul