Geral

Rio volta a ser alvo de poluição e desta vez fica branco em Criciúma

Há cerca de quatro meses, houve um acidente em uma empresa no local e as águas acabaram ficando vermelhas

Foto: Divulgação

Um trecho do rio Linha Anta, em Criciúma, no Sul catarinense, encontra-se com a água esbranquiçada nesta segunda-feira (18). A coloração é vista por aproximadamente 1,4 quilômetros, entre os bairros Imigrantes e Linha Batista.

Segundo a Diretoria Municipal do Meio Ambiente, quando chegou ao local, a fonte de lançamento do efluente, ainda desconhecida, já havia sido cessada, restando apenas o conteúdo diluído em trechos de menor vazão do rio.

“Estamos ainda em fase de investigação para tentar detectar quem pode ter lançado esse efluente no rio, se é um efluente contaminante”, explicou a diretora da pasta, Anequésselen Bitencourt Fortunato. A caracterização do tipo de substância só será possível mediante análise laboratorial.

Por segurança, a diretoria recomendou que os proprietários de imóveis próximo ao rio que evitem o uso das águas com animais e irrigação nas próximas horas, enquanto se viabilizam as análises de amostras.

Segunda vez

Há cerca de quatro meses o rio já foi alvo de poluição e acabou ficando vermelho. Na época, houve um acidente em uma empresa, localizada no bairro Brasília, e vazou produto químico, identificado pelo IMA (Insituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) como corante vermelho.

“Já foi usado inclusive em medicamentos. Hoje também é utilizado como traçador para determinar fluxos de água subterrânea”, explicou a química e técnica de controle ambiental do IMA, Nadja Zim Alexandre.

O caso está sob investigação, inclusive o Ministério Publico requisitou à Polícia Civil a instauração de um inquérito para apurar um possível crime de poluição ambiental.

Com informações do ND+

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Cão-bombeiro de SC morre em serviço durante busca por pessoa desaparecida em rio em Içara

Cachorro Barney pulou na água em Içara e não voltou mais à superfície. Em fevereiro, animal ajudou na procura por vítimas em Brumadinho (MG).

Polícia flagra extração ilegal em Orleans

Dois caminhões com placas da cidade estavam atuando no trabalho. Havia ainda uma máquina dentro do rio extraindo o seixo do leito.

Bombeiros procuram jovem de 20 anos que desapareceu em rio de Braço do Norte

Ocorrência foi registrada por volta das 16h10 desta quinta-feira (26)