Há cerca de quatro meses, houve um acidente em uma empresa no local e as águas acabaram ficando vermelhas
Um trecho do rio Linha Anta, em Criciúma, no Sul catarinense, encontra-se com a água esbranquiçada nesta segunda-feira (18). A coloração é vista por aproximadamente 1,4 quilômetros, entre os bairros Imigrantes e Linha Batista.
Segundo a Diretoria Municipal do Meio Ambiente, quando chegou ao local, a fonte de lançamento do efluente, ainda desconhecida, já havia sido cessada, restando apenas o conteúdo diluído em trechos de menor vazão do rio.
“Estamos ainda em fase de investigação para tentar detectar quem pode ter lançado esse efluente no rio, se é um efluente contaminante”, explicou a diretora da pasta, Anequésselen Bitencourt Fortunato. A caracterização do tipo de substância só será possível mediante análise laboratorial.
Por segurança, a diretoria recomendou que os proprietários de imóveis próximo ao rio que evitem o uso das águas com animais e irrigação nas próximas horas, enquanto se viabilizam as análises de amostras.
Segunda vez
Há cerca de quatro meses o rio já foi alvo de poluição e acabou ficando vermelho. Na época, houve um acidente em uma empresa, localizada no bairro Brasília, e vazou produto químico, identificado pelo IMA (Insituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) como corante vermelho.
“Já foi usado inclusive em medicamentos. Hoje também é utilizado como traçador para determinar fluxos de água subterrânea”, explicou a química e técnica de controle ambiental do IMA, Nadja Zim Alexandre.
O caso está sob investigação, inclusive o Ministério Publico requisitou à Polícia Civil a instauração de um inquérito para apurar um possível crime de poluição ambiental.
Com informações do ND+