A chuva intensa que atingiu a região e a influência da maré ocasionaram a elevação do nível do Rio Araranguá que, em alguns pontos, transbordou.
No Yate Clube Morro dos Conventos, a água alcançou o nível do solo e chegou a encobrir um deck de madeira que é utilizado para contemplar a paisagem. Muitas pessoas foram até o local para presenciar o fenômeno climático e se impressionaram com o que viram.
Segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas os acumulados de chuva superaram os 100 mm em vários municípios do Litoral Sul catarinense. Em virtude dos altos acumulados de chuva, com a saturação do solo, e a previsão de chuva com menor intensidade para o decorrer do domingo persistia o risco para deslizamentos de terra, especialmente em Imbituba, Garopaba, Florianópolis, Palhoça, Tubarão, Timbé do Sul, Nova Veneza, São José, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.
Em Araranguá, a Defesa Civil não registrou nenhum problema grave ocasionado pelo clima mas segue monitorando o Rio Araranguá que subiu consideravelmente. Nesta segunda-feira (5), o mar continua muito agitado no litoral catarinense ainda devido ao ciclone que se afasta lentamente, com possibilidade ressaca em áreas próximas à costa.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.
Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
Com informações da Revista W3
[soliloquy id=”200128″]