Geral

Rio Maior celebra 100 anos da igreja de pedra

Às 18h30min desta terça-feira (19), a comunidade celebra o dia dos padroeiros com um momento de oração na igreja centenária

Nesta terça-feira, 19 de junho, a Igreja celebra a memória dos santos mártires Gervásio e Protásio. Santos de Milão, Itália, são padroeiros da comunidade de Rio Maior, interior de Urussanga (SC). Por ocasião dos festejos realizados neste fim de semana, entre os dias 16 e 17 de junho, os fieis celebraram também os 100 anos da construção da igreja de pedra, que encanta aos olhos de quem passa pela rodovia SC-446.

Na tarde de sábado, a Santa Missa foi celebrada a partir das 16h, acolhendo de modo especial as pessoas idosas da redondeza. Presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Jiovani Manique Barreto, a celebração foi sucedida pela deposição de uma coroa de flores no monumento dedicado aos imigrantes.

Com intensa emoção, o povo acompanhou, no centro comunitário, a apresentação do teatro que reproduziu a construção da igreja pelos italianos. Logo após, os presentes apreciaram o lançamento da segunda edição do livro “Rio Maior”, de autoria de Valdemar Mazzurana e Olivo de Lorenzi Cancellier (in memorian).

No domingo, 17, às 10h30min, novamente foi celebrada a Santa Missa em ação de graças, presidida pelo padre Carlos Weck e animada pelo grupo “Va Pensiero”. A festividade foi selada com o descerramento da placa alusiva ao centenário da construção da igreja, pelas mãos das duas pessoas mais idosas da comunidade: a senhora Maria Adelaide Frol Mazzucco e o senhor Antonio De Lorenzi Cancellier, ambos de 92 anos.

No fim da tarde desta terça-feira, às 18h30min, a comunidade celebra o dia dos padroeiros com um momento de oração na igreja centenária.

Bibiana Pignatel Baesso/Comunicação Diocese de Criciúma

[soliloquy id=”7845″]