Bombeiros catarinenses estão ajudando os desabrigados no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
O Rio Grande do Sul enfrenta uma verdadeira tragédia devido às chuvas. Ao todo, são quase 300 pessoas desabrigadas, incluindo cinco mortos, seis feridos e 18 desaparecidos, além de outras 293 pessoas afetadas, das quais 198 estão desabrigadas e 95 desalojadas.
Para dimensionar a extensão do desastre, até o início da noite desta terça-feira (30), 77 cidades gaúchas registravam danos devido aos temporais. Nas estradas, há pelo menos 47 trechos bloqueados em todo o estado, em 22 rodovias estaduais e sete federais.
Santa Catarina envia ajuda devido às chuvas
Na manhã desta quarta-feira (1º), o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) informou que enviou sete equipes da força-tarefa para ajudar o Rio Grande do Sul. Cada equipe é composta por quatro militares, totalizando 28 agentes que irão auxiliar o estado vizinho.
Essas equipes são compostas por especialistas em todas as áreas de salvamento, treinados para atuar em eventos como este. Foram equipadas principalmente para busca e resgate em inundações/enxurradas e intervenção em áreas deslizadas.
Os estragos no Rio Grande do Sul
Na cidade de Paverama, no vale do rio Taquari, duas pessoas que estavam em um carro morreram após serem arrastadas pela enxurrada ao passarem por uma ponte alagada.
Segundo a Polícia Civil, o corpo do motorista, de 69 anos, foi localizado na noite de segunda-feira (29), ainda dentro do carro. O corpo da outra vítima foi encontrado na manhã desta terça-feira (30), próximo de um arroio.
A terceira morte causada pelas chuvas foi registrada em Pântano Grande, e o caso ainda está sendo investigado. No entanto, informações iniciais sugerem que a causa da morte foi uma descarga elétrica após um temporal.
Já a quarta e a quinta mortes ocorreram, respectivamente, nas cidades de Encantado e Santa Maria. Ainda não há informações sobre como ocorreram as mortes.
Inmet emite alerta para o Rio Grande do Sul
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.
Segundo a divulgação da Agência Brasil, o comunicado indica a ocorrência de acumulados de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com essas áreas de risco.
Alertas de grande perigo indicam a ocorrência de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana, explica o Inmet.
Pelo aviso, as áreas afetadas são o sudoeste, noroeste, nordeste, sudeste, centro ocidental e oriental rio-grandense, a região metropolitana de Porto Alegre e sul catarinense.
O instituto também emitiu um alerta de perigo de tempestade para as mesmas regiões que vale até quinta-feira (2).
De acordo com o aviso, estão previstas ocorrências de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/h e 100 mm/dia; ventos intensos, entre 60-100 km/h; e queda de granizo.
O Inmet alerta ainda que existem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.
Com informações do ND+