A busca pelo Conhecimento

Rio de Janeiro, a terra do samba e o lar de belas paisagens litorâneas

Foto: Divulgação

Fazendo parte das 27 unidades federativas do Brasil, o estado do Rio de Janeiro se situa na região sudeste do país e é considerado o terceiro mais populoso de todo o Brasil, abrigando uma população de 16.055.174 habitantes.
Os primeiros registros humanos que se tem conhecimento nessa região, datam de cerca de 8 mil anos atrás. A partir da chegada dos povos europeus nessa área, a população de nativos diminuiu drasticamente e foi por muitos anos, um local de exploração do pau-brasil, uma árvore nativa e presente em grande abundância nessa região. Em 1889, ano da proclamação da República, o Rio de Janeiro passou a ser a capital do Brasil, isso se estendeu até 1960, até que Brasília fosse considerada um polo melhor para as decisões federativas do país.

O Rio possui uma área de 43.750,425 Km² e faz divisa ao norte e noroeste com o estado de Minas Gerais, a nordeste com o Espírito Santo, São Paulo a sudoeste e o oceano Atlântico a sul e leste.
O clima no estado é dividido em 7 tipos, são eles: tropical equatorial, tropical de monção, tropical de savana, subtropical úmido, subtropical oceânico, subtropical úmido de inverno seco e subtropical de altitude.
Está dividido em 6 mesorregiões, cada uma compondo de 2 a 5 microrregiões, são elas: Noroeste fluminense, norte fluminense, centro fluminense, baixada litorâneas, sul fluminense e metropolitana do Rio de Janeiro.
É a terra do samba, um estilo de dança popular que se originou em comunidades de descendência africana por volta das décadas de 1930, e que tinha uma certa influência com rodas de dança onde se praticava a capoeira, originado um século antes no estado da Bahia.

Segundo dados do censo de 2010, o Rio compõem uma população de 45,8% de pessoas católicas, 29,4% evangélicos, 4% espíritas, além de 14,6% que responderam não possuir nenhuma religião.
O Rio de Janeiro também é rico em belezas e paisagens naturais, possuindo vários pontos para a visitação de turistas, como por exemplo: as belas e lindas praias ao longo de toda a costa litorânea do estado, o pão de açúcar, o Cristo Redentor, o parque Lage, a escadaria selarón, e muito mais.

Texto escrito por Thiago Fontanela