Nesta quarta-feira ocorreu a formatura de mais uma turma do curso de Criação e Manutenção de Peixes em Tanques-Rede em Águas da União (lagoas). A formação contemplou 13 pessoas. A próxima etapa será em agosto deste ano e terá o apoio da Administração Municipal, com aulas voltadas para a Criação de Peixes em Águas Abertas. A equipe que se formou nesta quarta-feira, se confraternizou em um restaurante da cidade. A primeira etapa do curso teve a parceria da Colônia de Pescadores Z-33 e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
Conforme a presidente da Colônia Zeli Geraldo, as inscrições estarão abertas até o dia 15 de junho, na Colônia do Balneário Rincão. O secretário de Agricultura e Pesca João Picollo explica que os pescadores que desejarem construir tanques em suas propriedades, terão todo o apoio necessário da Administração. "Nossos técnicos ambientais e veterinários estarão a disposição para auxiliar nas dúvidas e anseios desses trabalhadores. Nosso foco maior é promover a agricultura familiar, incentivando-os a fazer os tanques nas próprias propriedades”, pontuou.
O secretário informou que locais já utilizados para extração de areia ou material cerâmico, por exemplo, podem ser usados para receber os peixes, desde que devidamente preparados. Já a pesca em águas abertas, depende muito da situação, pois no caso do Balneário Rincão, o mar não é calmo comparado à outros balneários.
O curso foi aberto a toda população e não somente aos pescadores. O dentista aposentado Enor Rocha da Silva aproveitou a oportunidade para aprofundar conhecimentos. “Antes de ser dentista eu iniciei a faculdade de biologia, então é uma área que gosto. Decidi fazer o curso pois estou morando na praia e parado, foi um aprendizado que levarei para toda vida”, colocou.
Colaboração: Tânia Giusti