A equipe da Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, acompanhados do grupo de Jardinagem, de Balneário Rincão deu início, na tarde de sexta-feira (15), ao projeto-piloto que prevê a contenção das dunas frontais do município. A primeira etapa contemplou o local próximo a plataforma norte, ao lado da passarela, onde uma equipe composta por dez pessoas fixou uma manta de 90 metros quadrados, que terá a função de conter a areia.
“O objetivo, além do cumprimento do acordo com o Ministério Público Federal (MPF), é manter as nossas belezas naturais que precisam ser preservadas. Não podemos perder a nossa identidade, que tem essa característica do mar e das dunas”, disse o Secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, João Picollo.
O acordo com firmado com o MPF prevê o Plano de Manejo de Contenção de Dunas. Ele começou a ser planejada no ano passado, quando a equipe técnica da secretaria fez um estudo para verificar a melhor maneira de fazer o trabalho. “A partir desse estudo, compramos uma manta, feita de palha de fibra de coco, que tem como objetivo conter o deslocamento da areia, enquanto a vegetação nativa se prolifera”, explicou o diretor da secretaria, Roger Guimarães.
Para impedir a movimentação da areia, através do vento, a equipe também fixou bambus, que funcionaram como barreira e contenção da duna. A manta também foi fixada com bambu que, conforme explicado pelo engenheiro agrônomo, Roberto Ragagnin, é uma técnica nova aplicada nessas situações, por ser biodegradável, sendo absorvida com o passar dos anos.