O PT pediu a reanálise da questão após o primeiro turno das eleições, quando faltou apenas um voto para que o partido conseguisse eleger Ana Paula Lima.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu a pedido de liminar e determinou a suspensão do deferimento da candidatura a deputada federal de Ivana Laís, do Partido dos Trabalhadores. Com isso, os 491 votos de Ivana que haviam se somado ao coeficiente do PT foram retirados e Ana Paula Lima deixou de figurar na lista de deputados eleitos. Volta a ocupar a cadeira Ricardo Guidi (PSD), que foi o nome que apareceu entre os 16 eleitos no dia 7 de outubro.
A candidatura de Ivana foi indeferida por não apresentar uma certidão do Tribunal Regional Federal da 4ª região, obrigatória a todos os candidatos. O PT pediu a reanálise da questão após o primeiro turno das eleições, quando faltou apenas um voto para que o partido conseguisse eleger Ana Paula Lima.
A maioria no TRE-SC aceitou o argumento da defesa de que Ivana, que não tinha advogado, deveria ter sido pessoalmente notificada a apresentar o documento que faltava e não apenas no mural eletrônico – praxe no tribunal.
Com informações do site Diário Catarinense