A tradicional Tocha Olímpica passará por Laguna no dia 10 de julho. Esta data já estava definida, mas não foi divulgada anteriormente pelos organizadores do revezamento do símbolo do maior evento do mundo por motivos de segurança. Homens e oficiais da Força Nacional de Segurança estiveram na Cidade Juliana neste fim de semana para avaliar o percurso, de cerca de 1,9 quilômetro. A tocha estará na Terra de Anita Garibaldi entre 9h54min e 10h30min. Será um domingo e não haverá cancelamento ou transferência de data, mesmo com o tempo chuvoso.
O prefeito Everaldo dos Santos e o secretário de Turismo, Lazer e Comunicação, Iberê Aguiar Jaques, acompanharam a comitiva federal, que chamou bastante atenção nas ruas do Centro Histórico e Mar Grosso. “Estavam previstos nove condutores para revezar o trajeto com a tocha, mas consegui ampliar este número para dez”, garante Iberê. Neste mesmo dia, o símbolo dos jogos passará por Tubarão, Palhoça, São José e Florianópolis.
Em Laguna, a tocha percorrerá as ruas e avenidas Coronel Fernandes Martins, Arcanjo Bianchini, Anita Garibaldi, Engenheiro Colombo Machado Salles, Jerônimo Coelho, Santo Antônio, Pinto Bandeira e Raulino Horn. A mobilização no município será geral. Envolverá várias entidades, como prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Laguna – Acil, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Sindilojas, Polícia Militar, Bombeiros, Marinha, Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental – PMA, escoteiros, representantes de escolas, voluntários e comunidade geral. Uma estrutura deverá ser montada para comemorar a passagem da tocha. Membros do Comitê Olímpico Brasileiro estiveram na cidade três vezes em um ano para definir a segurança, o fechamento de vias, gestão de tráfego e reserva de vagas locais de apoio para que tudo ocorra dentro do protocolo.
A tocha terá como ponto de partida as proximidades do Campus da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc e será conduzida por várias ruas do Centro Histórico. A chama, que será acessa em Olímpia, na Grécia, seguirá para o Brasil onde inicia uma peregrinação por pouco mais de 500 municípios a partir do próximo dia 3 de maio, com saída de Brasília. Serão 90 dias de revezamento, passando por todos os estados, até que o último condutor a leve à abertura dos jogos no dia 5 de agosto, no Maracanã, no Rio.
Além de Laguna, participam do revezamento em Santa Catarina as cidades de Florianópolis, Araranguá, Sombrio, Criciúma, Tubarão, Palhoça, São José, Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar, Blumenau, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Joinville, São Lourenço do Oeste, Chapecó e Concórdia. “Vamos recepcionar a tocha em grande estilo. Laguna merece um evento como este”, destaca o prefeito.
Por que Laguna?
A chama olímpica é um símbolo fundamental dos jogos e seus ideais. A escolha das cidades para o revezamento da tocha está relacionada ao interesse social, geográfico, histórico e cultural que revelam o Brasil.
Colaboração: Rafael Andrade / Comunicação Prefeitura de Laguna
[soliloquy id=”166388″]