Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas
O Governo Municipal de Criciúma, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), está incentivando a realização de atividades voltadas à conscientização sobre o ecossistema. O aplicativo Rever, que contribui para a coleta seletiva, já conta com mais de 600 downloads efetuados nos aparelhos celulares pela população.
O aplicativo está disponível na App Store e Play Store. “Nestes poucos meses de utilização do app já podemos confirmar a contribuição significativa da população no registro de irregularidades ambientais e solicitações sobre as coletas. Com o lembrete automático das coletas, o cidadão também pode fazer o acompanhamento. O app é uma via de mão dupla e é uma ferramenta colaborativa”, comentou o sócio fundador da Appso Tecnologia, Fabricio Cardoso de Jesus.
Como funciona o Rever
O Rever conta com três principais funcionalidades: um lembrete automático avisando que o caminhão da coleta seletiva passará pela rua do bairro do cidadão, um mural de divulgação de informativos, campanhas, orientação sobre resíduo, e a opção de denúncia para a população registrar ocorrências, como descarte de lixo em local inadequado. “Nós precisamos rever os nossos conceitos, rever as nossas atitudes, repensar sobre essa utilização desenfreada, consumismo desenfreado e além de reutilizarmos tudo isso, para que possamos doar a quem precisa é uma forma de reutilizar”, afirmou a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.
Os benefícios da ferramenta serão de curto, médio e longo prazo. No mês passado, em uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) mostrou que Criciúma está entre os municípios do Sul que tem 100% dos resíduos sólidos coletados de forma correta. Além disso, o município tem 70% dos bairros contemplados pela coleta seletiva.