Com o objetivo de explanar o resultado da viagem técnica ao município de Maripá, no Paraná, fazendo um paralelo com a realidade de São Ludgero e região, será realizada na quarta-feira (30), às 19h30min, no Auditório da Prefeitura Municipal, uma reunião técnica sobre piscicultura.
A iniciativa partiu do Núcleo de Piscicultores de São Ludgero, Epagri e Secretaria Municipal de Agricultura e tem como público-alvo produtores, lideranças e interessados na atividade. A reunião contará com a participação do médico veterinário da Epagri, Luiz Rodrigo Motta Vicente. O evento também integra a Semana do Peixe, que vai do dia 28 de setembro a 16 de outubro, uma ação anual do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA.
O presidente do Núcleo de Piscicultores de São Ludgero, Silvio José Pickler, e a engenheira agrônoma da Epagri, Juliana K. Duarte, explicam que existe um trabalho constante no município para que melhoras significativas de produtividade e lucratividade na atividade aconteçam na prática.
“Acreditamos que viagens de estudo como a realizada faz toda a diferença e contribui muito para consolidar o aprendizado e o despertar ainda mais motivação pela atividade”, reforça Juliana. Também foram convidados para participar da reunião os membros da Associação de Piscicultores de Grão Pará.
O Núcleo de Piscicultura de São Ludgero realizou uma viagem de estudo ao Paraná, entre os dias 27 e 30 de agosto, nos municípios de Maripá, Toledo e Palotina, para participar de um Seminário Regional de Piscicultura, da 17ª Feira do Peixe e das Orquídeas e realizar visitas técnicas em propriedades que cultivam tilápias e em frigorífico.
As visitas técnicas possibilitaram aos produtores e técnicos conhecerem de perto o cultivo de peixes em sistema intensivo da região, equipamentos e técnicas utilizadas de manejos nos cultivos, o funcionamento da dinâmica e logística do peixe terminado, frigorífico e comercialização e demais aspectos relacionados à atividade.
O setor de piscicultura é considerado como grande agronegócio naquela região. É a maior produção de pescado de água doce por metro quadrado de lâmina d’água.