Gestores municipais e estaduais decidem ordem e grupos iniciais para retomar vacinação por idade; encontro marcado para sexta foi adiado para esta semana.
A retomada da vacinação por faixa etária contra a Covid-19 em Santa Catarina foi anunciada na última quinta-feira (27) pelo governador Carlos Moisés.
Os critérios para a imunização por idade ainda serão acordados nesta semana em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina).
Os gestores estaduais e municipais que integram a CIB definirão os grupos iniciais, critérios e a forma mais adequada para retomar a vacinação por idade.
A princípio, ocorrerá em paralelo aos grupos prioritários, onde a demanda para este último grupo tenha sido extinta ou seja menor, e deve começar por quem tem 59 anos, em ordem decrescente.
Conforme a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), o encontro estava marcado para a última sexta-feira (28), mas precisou ser adiado para esta semana. Até a manhã deste domingo (30), ainda não havia data definida.
O Ministério da Saúde também ressalta a necessidade de consulta aos municípios antes do aval. Em coletiva realiza na tarde desta sexta-feira (28), o órgão detalhou que a demanda para retomar a vacinação do grupo veio, principalmente, dos municípios menores, que já concluíram a vacinação dos grupos prioritários.
Vacinação
Por enquanto, as campanhas em Santa Catarina seguem restritas aos grupos prioritários. São vacinados em Santa Catarina pessoas de 18 a 59 anos de idade portadoras de comorbidades e de deficiência permanente grave, trabalhadores de educação, população privada de liberdade.
Assim como agentes das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte aéreo e portuário.
Com informações do site TNSul