Na tarde desta quarta feira, 22, foi realizada a reunião de planejamento de ações de combate a Dengue em Morro da Fumaça, que serão executadas pelo grupo PDCE/NEPDEC (Programa Defesa Civil na Escola/Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil), em parceria com o serviço de Endemia do município. O encontro ocorreu na Secretaria de Educação.
As turmas PDCE 2023 e o NEPDEC, com apoio técnico da Defesa Civil e Serviço de Endemia, desenvolverão ações integradas produtoras de ecologias de aprendizagem e ações comunitárias como forma de prevenção a Dengue.
“É a cidadania e a função social da escola aparecendo através da curricularização da Proteção e Defesa Civil”, enfatiza o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
Em Morro da Fumaça, participaram do planejamento a Secretaria Municipal de Educação, Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, COMPDEC, Vigilância Epidemiológica local e Professores PDCE/NEPDEC.
As ações resumem-se em atividades pedagógicas escolares, encontros dialógicos com a Defesa Civil e Serviço de Endemia, ações comunitárias e atividades em redes sociais.
“É o NEPDEC materializando a Defesa Civil na escola e na comunidade” reforça o coordenador.
“O Estado de Santa Catarina está em alerta para a Dengue. Mais de 3 mil casos estão confirmados, também temos registros de mortes. Aqui na Região o município de Içara tem sido considerado infestado pelo mosquito. Por isso chamamos a atenção para as ações preventivas de combate a doença, que precisam ser políticas públicas integradas dos diversos órgãos, de maneira coordenadas, associadas às atitudes livres e conscientes dos cidadãos, pois precisam inibir os ambientes de reprodução do mosquito”, explica o gestor da Defesa Civil.