A população de São Ludgero ao acordar e abrir a janela viu nesta sexta-feira, 16 de outubro, um caminhão novo e funcionários uniformizados recolhendo o lixo acumulado pelo perímetro urbano da cidade. Um contrato emergencial foi assinado pelo período de seis meses entre a Administração Municipal e a empresa Retrans Limpeza Urbana Ltda. Durante este período, um novo processo licitatório será realizado.
A Administração Municipal de São Ludgero rescindiu de forma consensual o contrato que tinha com a empresa Recicle que estava realizando o serviço no município desde o mês de março de 2012. O Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Rodrigo Pavei, informa que num primeiro momento o objetivo é colocar em dia o recolhimento. “Num segundo momento vamos realizar um calendário de recolhimento para que as pessoas saibam em que dia e período a Retrans passará realizando o serviço”, enfatiza.
O Diretor Geral, que responde pela Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, lembra que num terceiro momento será programada a coleta nas comunidades do interior. “A pretensão é que a empresa faça o recolhimento duas vezes por mês nas comunidades”, completa.
Outra novidade é que a Retrans, também, num determinado dia do mês ainda a ser definido pela Administração Municipal, faça o recolhimento pela cidade de móveis velhos, sofás, geladeiras entre outros. É importante lembrar que, restos de construção é responsabilidade de cada proprietário dar o destino correto, cabendo notificação e multa pelo Setor de Fiscalização Municipal se ficar exposto em passeios públicos e vias públicas.
O prefeito Volnei Weber sobre o assunto é enfático em dizer que o trabalho com o propósito de solucionar o problema do lixo e dos resíduos sólidos apenas está iniciando. “Será um longo caminho a ser percorrido e além da ação do poder público será preciso a participação e conscientização das pessoas para que todos possam colher bons frutos”, disse.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber