As filas previstas para hoje serão no estilo das de quarta-feira ou pior. Ontem, entre Capivari de Baixo e Laguna, os congestionamentos foram inevitáveis
Não tem como fugir da realidade. A expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão é de que as filas ocorram hoje na mesma intensidade das de quarta-feira, quando o congestionamento na BR-101 começava nas proximidades do Motel Champagne e seguia até Laguna.
Desde o início da Operação Fim de Ano, a quarta-feira bateu recorde de filas. Foi considerada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão como o pior dia na BR-101. Ontem, o mesmo ocorreu entre Capivari de Baixo e Laguna.
O congestionamento começou cedo e foi assim o dia inteiro. Às 20h30min, horário de fechamento desta matéria, a fila já estava em Tubarão. A principal recomendação da PRF às pessoas que precisarem circular na BR-101, é reservar uma boa dose extra de paciência. Caso contrário, o melhor é ficar em casa.
Outra dica é evitar os atalhos. Quando o motorista precisa voltar para a rodovia, o tráfego afunila ainda mais. Além disso, a probabilidade de colisões traseiras é bem maior, inclusive se a chuva persistir.
Por recomendação da PRF, o ideal é manter uma distância segura entre o seu veículo e o da frente. “Os motoristas têm que estar preparados para a formação de filas repentinas. Muitas colisões ocorrem porque os carros param e quem vem atrás está desatento e não freia”, reforça o chefe da delegacia da PRF de Tubarão, Ewaldo Stelzenberger.
Como evitar a aquaplanagem?
A aquaplanagem ocorre quando o carro passa em uma poça cheia d’água, principalmente quando está em alta velocidade, o que forma uma película de água entre a roda e o asfalto. Assim, o pneu perde o contato com o solo momentaneamente e, consequentemente, o motorista perde o controle do carro.
Segundo o Jornal Notisul, quando isto ocorrer, deve-se manter a direção firme e evitar freadas ou mudanças bruscas no volante. Apenas tire o pé do acelerador e logo você sentirá a direção voltar ao seu controle. Pneus lisos ou de meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem devido ausência de sulcos, os quais servem justamente para escoar a água na banda de rodagem.