Os entes de segurança pública e a Administração Municipal prestaram esclarecimentos à imprensa das ações realizadas para combater a criminalidade durante o fim de semana. A entrevista coletiva realizada no 9º Batalhão de Polícia Militar, neste domingo (1º), serviu para detalhar os resultados das ações de enfrentamento aos criminosos envolvidos nos ataques a ônibus, carros e casas pela cidade.
A mega operação foi realizada para conter a onda de violência que se instalou na cidade após a morte de dois marginais na última quinta-feira (26) e contou com a participação da Administração Municipal e das Policias Civil e Militar.
O prefeito, Márcio Búrigo, acompanhou de perto as ações realizadas nos bairros, Paraiso, Boa Vista, Tereza Cristina, percorrendo a cidade durante a tarde e noite de sábado (28). Com informações diretas do comando da Polícia Militar, determinou as ações necessárias para que a cidade volte o mais rápido possível a normalidade. “Orientamos as equipes da secretaria de obras, Defesa Civil e da Guarda Municipal para prontamente atenderem ao chamado da polícia militar e da população, para prestarmos a assistência necessária para que nossa cidade volte o mais rápido a normalidade”, frisou Búrigo.
Assim que foram solicitadas pelo comando da polícia militar e pela população, a Secretaria de Infraestrutura atuou nos locais para efetuar limpeza. “Desobstruímos ruas que estavam bloqueadas com entulhos, carros incendiados. Fizemos a limpeza necessária para que as imagens de tanta violência fossem apagadas o mais rápido possível e a tranquilidade imperasse nos bairros atingidos”, explicou o novo secretário de Infraestrutura, André De Luca.
O superintendente da Guarda Municipal, Elvis Steiner, informou que a Guarda Municipal foi reforçada em vários pontos da cidade. “Nosso efetivo foi remanejado para atender a população e prevenir sinistros em prédios públicos", disse.
O balanço apresentado pelos delegados regionais da Polícia Civil de Criciúma e Tubarão, Jorge Luiz Koch, Ulisses Gabriel e pelo comandante do 9º Batalhão da PM, tenente coronel Márcio Cabral demonstrou que as ações conjuntas foram responsáveis pelo sucesso da operação, foram realizadas prisões, encontradas munições, drogas, dinheiro. As investigações prosseguem e o alerta permanece. Escoltas continuam a ser realizadas nos ônibus, a segurança pública acompanha os desdobramentos e permanecem em alerta máximo.
Denúncias podem ser feitas através dos telefones disque-denúncia 181 e 190 Polícia Militar.