Geral

Representantes do Unibave participam de Seminário sobre a Formação de Professores na Alesc

Durante o evento, foi encaminhada a formação de uma comissão interinstitucional para discutir, propor, construir e avaliar ações voltadas à formação de professores

Foto: Divulgação

A coordenadora do curso de Pedagogia, Miryan Cruz Debiasi, e a diretora do Colégio Unibave, Jucinara Teixeira Formanski, representaram o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) durante o Seminário Avançado sobre a Formação de Professores para Educação Básica, realizado nos dias 20 e 21, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em Florianópolis.

Durante o evento, foi encaminhada a formação de uma comissão interinstitucional para discutir, propor, construir e avaliar ações voltadas à formação de professores. O evento, promovido pela Comissão de Educação e Cultura da Alesc, com apoio da Escola do Legislativo, discutiu estratégias para ampliar e aprimorar a formação inicial e continuada de docentes no Estado.

A constituição da comissão consta em um documento aprovado pelos participantes do seminário. No manifesto, constam também 14 objetivos que servirão de referencial para os trabalhos do grupo, como o incentivo à reformulação dos cursos de licenciatura, ampliação da colaboração com o poder público para a elaboração de programas de formação, destinação de percentual permanente de recursos públicos para a oferta de cursos de formação, valorização dos profissionais da educação, entre outros.

O grupo será liderado pela Comissão de Educação e Cultura da Alesc e contará com a participação de instituições como a Secretaria de Estado da Educação (SED), Fecam, Conselho Estadual de Educação (CEE), Acafe, Undime, instituições de ensino superior, associações, sindicatos, além do Ministério Público Estadual (MPSC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O evento contou com a participação das instituições da Acafe, das universidades públicas, Udesc, UFSC e UFFS, assim como membros da Alesc, da Undime, o secretário Estadual de Educação, Aristides Cimadom, e membros do MEC e Inep.

A professora Miryan afirma que o evento serviu para refletir e debater proposições para a qualificação da formação inicial e continuada dos professores de Santa Catarina, e conhecer práticas e realidades que aproximam estudantes, secretarias municipais, secretaria estadual e universidades em prol da formação dos professores. “A expectativa é que, com as temáticas abordadas, cada instituição possa ampliar parcerias e se comprometer com a qualidade da educação oferecida, tendo em vista a aprendizagem de todos os estudantes das escolas do estado”, comentou.

Para o coordenador-geral do seminário e docente da Unochapecó, Odilon Luiz Poli, o seminário não é apenas mais um evento. “É o pontapé inicial de um movimento necessário, de mobilização de todo o Estado para que a gente possa colocar em discussão esse problema que tanto nos afeta”, afirmou.

Política Estadual

Ainda na tarde desta quarta-feira, os participantes do seminário acompanharam a mesa temática sobre os subsídios para a construção de uma política estadual de formação de professores de educação básica. A mesa foi coordenada pela deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc.

Romeu Hausmann, da Acafe, afirmou que as universidades comunitárias, pela proximidade que mantêm com suas comunidades, podem ter um papel importante na execução de uma política estadual. Ele acredita que tal política deve ter como objetivos a revisão das licenciaturas, a garantia de recursos públicos, o incentivo aos cursos de pós-graduação, a criação de centros regionais de formação e a valorização do professor, também como forma de atrair os jovens para os cursos de licenciatura. “É preciso diferenciar quem atua na alfabetização, uma área que requer qualidades e cuidados especiais”, acrescentou.

Notícias Relacionadas

Criciúma perde para o Vitória-BA e se complica na Série A

Mais de 12 mil torcedores viram mais uma derrota do Criciúma na classificação

O Impacto da Revolução Mexicana na Sociedade Moderna

Homem cai em golpe ao tentar comprar freezer por rede social

Um boletim de ocorrência foi registrado, e a PM de Criciúma está investigando o caso para responsabilizar os envolvidos

69% das rodovias de SC estão em estado regular, ruim ou péssimo, aponta pesquisa

A pesquisa aponta que seriam necessários R$ 3,36 bilhões em investimentos para melhorar as rodovias estaduais e federais que cortam o Estado.