Treviso, Siderópolis, Lauro Müller, Nova Veneza, Morro da Fumaça e Cocal do Sul são as menos violentas da região
Muros baixos e até a ausência deles. Portas e janelas abertas. Um silêncio que raramente é interrompido pelo som de uma sirene. Este é o cenário de alguns municípios do Sul catarinense, onde, diferentemente de Criciúma, que registrou o 33º homicídio do ano recentemente, a tranquilidade ainda reina.
A reportagem do jornal A Tribuna conseguiu, junto a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, os municípios mais calmos da Região Carbonífera. O levantamento foi realizado de acordo com o número de ocorrências registradas no primeiro semestre deste ano. Principalmente os crimes de furtos, roubos, tráfico e posse de drogas das 11 cidades que compõem a região. Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Morro da Fumaça e Cocal do Sul são os municípios com menos ocorrências relacionadas a estes delitos.
Conforme o número de boletins de ocorrências registrados por furto nos seis primeiros meses de 2012 pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), Treviso é a cidade com o menor índice, 24 registros. A seguir vem Siderópolis, com 65, Lauro Müller 72, Nova Veneza 86, Morro da Fumaça 118 e Cocal do Sul com 138 registros.
Pelo levantamento, Criciúma lidera o ranking das cidades da região com o maior número de furtos, 1977 ocorrências registradas. Depois vem Içara com 708, Orleans 165, Forquilhinha e Urussanga estão empatadas com 155 registros.
Os furtos mais comuns são: em residência, em veículo, de veículo, comércio, documento, celular e carga.