Trabalhos de retirada de rocha vai utilizar explosivos em pequenas quantidades
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC vai realizar na próxima terça-feira e quarta-feira trabalhos de remoção de rocha para construção de um dos pilares da ponte sobre o Rio Tubarão. Com isso, será necessária a interrupção temporária e por curtos intervalos durante todo o dia, iniciando às 8 horas da manhã.
Os fogachos, pequenas detonações de rocha com auxílio de explosivos, não vão interferir no fluxo de veículos da BR-101 Sul nem afetarão as estruturas e residências próximas do empreendimento.
Porém, para segurança dos trabalhadores envolvidos na construção, bem como aos motoristas e pedestres da SC-390, rodovia estadual lindeira das frentes de trabalho, precisará ser interrompida. Os trabalhos serão realizados somente no dia 12, dentro das condições de tempo estável.
O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos será responsável pela construção da ponte, no traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o Rio Tubarão. A estrutura está localizada no município catarinense de Tubarão, entre os bairros Morrotes e Fábio Silva.
A estrutura antiga foi removida no mês de novembro passado para abrir espaço ao canteiro de obras e construção da nova estrutura. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC