Os profissionais do Programa Municipal Família Acolhedora de Içara, o psicólogo Luis Claiton Medeiros Ehlers e a pedagoga Ana Maria da Rosa Pereira, apresentaram ao prefeito, Murialdo Gastaldon, um relatório sobre o serviço que tem, atualmente, dois meninos em acolhimento, mas que, em 2007, chegou a ter 46 no programa.
Na conversa, ocorrida no gabinete, foi relatada a evolução do serviço entre 2003 e 2013 e os encaminhamentos destes últimos dois anos. “Tivemos uma evolução impressionante no processo que envolve o acolhimento de uma criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade, seja de que natureza for. E isso se comprova pelo número atual de acolhimento, apenas dois”, explicou Luis Claiton, acrescentando que o processo amadureceu por que o trabalho, hoje, acontece em rede com vários segmentos, que vão desde o judiciário até o conselho tutelar.
O funcionamento do programa foi apresentado em dados, números e procedimentos (são em média 350/mês). “Hoje temos um menino de quatro anos e um adolescente que já passa por capacitação profissional e outros encaminhados feitos pelo serviço. Nossa equipe também se reúne com as famílias acolhedoras bimestralmente e ainda realizamos encontros individuais sempre que necessário. É uma maneira de fortalecermos os vínculos e mantermos a proximidade. O município tem atualmente cinco famílias acolhedoras cadastradas”, disse Ana Maria.
Após o relato, o prefeito parabenizou a equipe pelo sucesso do programa que já se tornou referência estadual e nacional. “Como seria o futuro destas crianças e adolescentes sem essa possibilidade. Conheço o Programa, mas hoje o relato foi minucioso. O trabalho de vocês é incrível. Parabéns”.
Cidades buscam a experiência de Içara – Somente neste ano já buscaram informação sobre o Programa no município as cidades de Caçador, Forquilhinha, Imaruí e Balneário Rincão que busca implantar o serviço.
Içara sediará evento estadual sobre “Família Acolhedora” – As conversas sobre o assunto estão sendo feitas com a Diretoria de Assistência Social do Estado. O vento deve acontecer em junho do próximo ano.
Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara