O principal objetivo da missão é identificar e estabelecer parcerias estratégicas com instituições de ensino superior e centros de pesquisa nesses países
O reitor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Guilherme Valente de Souza, integrará a comitiva da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) em uma missão internacional pela Finlândia e Suécia, entre os dias 23 de agosto e 5 de setembro. A delegação contará ainda com a participação da Secretária Adjunta da Educação de Santa Catarina, Patrícia Lueders, e dos demais reitores do Sistema, como a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Ceretta.
O principal objetivo da missão é identificar e estabelecer parcerias estratégicas com instituições de ensino superior e centros de pesquisa nesses países, visando aprimorar a qualidade do ensino e da pesquisa nas instituições associadas à ACAFE. O reitor do Unibave destacou a importância da participação da Instituição na missão: “Vamos para um lugar que é referência mundial em educação. Poderemos conhecer a realidade local e buscar fazer benchmarking para implantar algo diferenciado no Unibave, além de tentar trazer inovações para a Instituição,” comentou o reitor.
Essa missão marcará a terceira incursão internacional da ACAFE e tem como objetivo principal a construção de parcerias globais que possam trazer melhorias contínuas para as Instituições de Ensino Superior em Santa Catarina. A delegação buscará novas práticas educativas, tecnologias e metodologias que possam ser adaptadas e implementadas no Brasil, beneficiando as Universidades Comunitárias catarinenses e seus estudantes.
“Comemorando 50 anos de dedicação à excelência acadêmica, essa missão representa um marco significativo em nossa trajetória. Estamos comprometidos em promover uma educação de qualidade e em fortalecer nossas instituições através da colaboração internacional. A Finlândia e a Suécia são referências globais, e essa experiência trará benefícios a longo prazo para toda a rede ACAFE e para a educação superior em Santa Catarina”, afirmou Ceretta.
Durante o roteiro, a comitiva catarinense participará de encontros estratégicos com universidades e centros de inovação, onde serão discutidas possibilidades de cooperação acadêmica, intercâmbio de estudantes e professores, além da adoção de práticas inovadoras que possam elevar a qualidade do ensino no estado.
Esta missão faz parte de um esforço contínuo da ACAFE para internacionalizar as universidades catarinenses, ampliar o acesso a novos conhecimentos e fortalecer a presença das instituições de Santa Catarina no cenário global.