De 1º de janeiro a 8 de abril, foram confirmados 147 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG em Santa Catarina. Destes, 15 (10,3%) foram confirmados para influenza. Outros 103 (70,1%) casos tiveram resultado negativo para influenza A e B, além de 28 (19,0%) que se encontram em investigação, aguardando confirmação laboratorial.
Os municípios que apresentaram casos confirmados de gripe pelo vírus influenza foram Blumenau (2 casos), Florianópolis (2 casos), Sangão (2 casos), Balneário Camboriú (1 caso), Chapecó (1 caso), Imbituba (1 caso), Itajaí (1 caso), Lages (1 caso), Mafra (1 caso), Palhoça (1 caso) e Tunápolis (1 caso), e um caso residente no Estado do Paraná.
Em relação à idade, os casos de gripe confirmados acometeram indivíduos nas faixas etárias de dois anos (um caso), de 20 a 29 (um caso), de 30 a 39 (quatro casos), de 40 a 49 (dois casos), de 50 a 59 (quatro casos) e acima de 60 anos (três casos).
Dos 15 casos confirmados como influenza, nove apresentaram algum fator de risco associado, 13 evoluíram para a cura e dois resultaram em óbito. Somente um paciente não fez uso do Tamiflu e 14 fizeram uso de antiviral em até cinco dias após o início dos sintomas de síndrome gripal.
Dois óbitos foram registrados, um em Lages e outro em Florianópolis. Ambos apresentaram fatores de risco associados, sendo um portador de diabetes e outro de doença cardiovascular crônica e obesidade.
Com informações do Jornal Diário do Sul