Região apresenta taxa de ocupação de 97,7% de leitos adultos, sendo que para Covid-19, esse número aumenta para 98,46%; Situação preocupa autoridades.
Com 97,7% de ocupação, a Região Sul é a que possui o maior índice de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para adultos em Santa Catarina. Com 224 leitos no total, 219 encontram-se ocupados e cinco estão vagos, segundo o Painel de Leitos UTI SUS do Governo do Estado.
Destes a maior parte, 108 leitos, estão ocupados por pessoas em tratamento da Covid-19. A ocupação chega a 98,46% quando analisados somente os pacientes com Covid-19. Dos 130 leitos de UTI ativos, 128 encontram-se ocupados e apenas dois estão livres. Atualmente, 51 pessoas aguardam por um leito de UTI no estado, sendo 15 no Sul.
A situação é preocupante e, para o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, a falta de conscientização dos perigos da doença tem uma grande parcela nestes números que se mantém altos a algum tempo no sul.
“Estamos com índice de transmissão alto, isso leva as pessoas ao hospital, à UTI. Tudo que é para ser feito fazemos, agora se não tiver esse entendimento. A doença é transmissível em qualquer lugar, não há o que impede, no trabalho transmite, festinha transmite, tanto que interditamos um baile no sábado a tarde”, destaca o secretário da maior cidade do Sul.
Mesmo com vacina, cuidados seguem
Tendo em vista que o baile interditado no sábado era da terceira idade, o secretário alerta que, mesmo já com as duas doses da vacina, os cuidados devem seguir já que pode ocorrer a infecção. “Foi até uma surpresa, porque sem cabimento, sabendo o jeito que está. Existe a vacina, mas hoje enquanto não tiver 70% de vacinados na população não adianta”, comenta. “Pelo amor de Deus! Tem que se cuidar e gente nova, esperando leito de UTI morrendo, todo mundo tem que se cuidar”, pede o secretário.
Criciúma está perto de chegar a 500 mortes
Segundo o boletim epidemiológico da Prefeitura de Criciúma desta segunda-feira, 31, a cidade já registra 494 mortes pela Covid-19. Ontem foram registrados cinco óbitos, sendo o de duas mulheres, uma de 59 anos e outra de 75 anos, duas mulheres de 56 anos ocorrido no dia 25 deste mês e uma mulher de 53 anos ocorrido no dia 27 deste mês.
Além disso, encontram-se internados no total 196 pessoas nos hospitais da cidade, sendo 59 em UTI. Atualmente, Criciúma registra 724 casos ativos de Covid-19. “Estamos testando em peso nas Unidades de Saúde, disponibilizamos 50 leitos de retaguarda e dez de UTI no Hospital do Rio Maina e temos o Centro de Recuperação Pós-Covid”, destaca o secretário.
Confira a ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 por cidade:
CRICIÚMA:
Hospital São José: 35 leitos ativos, todos ocupados.
Hospital de Retaguarda do Rio Maina: 10 leitos, todos ocupados.
IÇARA:
Hospital São Donato: 9 leitos ativos, todos ocupados.
ARARANGUÁ:
Hospital Regional de Araranguá: 40 leitos ativos, todos ocupados.
TUBARÃO:
Hospital Nossa Senhora da Conceição: 15 leitos ativos, dois vagos.
LAGUNA:
Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos: 10 leitos ativos, todo ocupados.
Com informações do site ND+