Geral

Região apresenta alta taxa de desemprego

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mês de abril registrou redução nos postos de trabalho com carteira assinada em Tubarão, Laguna, Imbituba e Capivari de Baixo. Na Cidade Azul, foram registradas 335 demissões (-279 no comércio) que acompanha o nível de instabilidade econômica no Brasil.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Esse é o pior resultado para meses de abril desde 1992, quando teve início a série histórica do ministério. Naquele ano, foram cortadas 63.175 vagas no mês. 

Em Imbituba, foram registradas 80 demissões, em Laguna 489 e Capivari de Baixo 42 – referentes ao primeiro quadrimestre deste ano. Já Braço do Norte tem um saldo positivo em 393 admissões.

Santa Catarina ficou em 21º lugar no ranking geral e perdeu mais de 4,2 mil vagas celetistas (-0,20%) em relação ao mesmo período de 2014. É o pior resultado para abril em SC desde 2009, quando foram criadas 836 vagas. Para a comparação, em abril de 2010 o estado criou 12,3 mil postos, apontado como o melhor resultado para o mês dos últimos 12 anos.  

Conforme o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, as empresas desistem de investir por causa da percepção de que o país passa por uma crise – que é política e não econômica, “Quem pretende empreender, desiste e não contrata, o que se reflete no mercado de trabalho”, afirmou.

Com informações do jornal Notisul