Política

Reeleito, prefeito Alemão se compromete em reduzir custos e investir no turismo de Siderópolis

Hélio Cesa, o Alemão (PMDB) concedeu entrevista ao Portal Sul In Foco e detalhou como devem ser os últimos dias dessa gestão, a preocupação com o custeio da máquina pública e as principais necessidades apresentadas pela população durante o pleito eleitoral.

Reeleito prefeito com 4.305 votos na cidade de Siderópolis, Hélio Cesa (PMDB), o Alemão, focará sua próxima gestão para o investimento em pavimentações e no setor turístico da cidade.

Em entrevista ao Portal Sul In Foco, após conquistar a vitória nas urnas nas eleições municipais, ele detalhou como deverão ser os últimos dias dessa gestão, a preocupação com o custeio da máquina pública e as principais necessidades apresentadas pela população durante o pleito eleitoral.

Em seu gabinete, o prefeito reeleito analisa projetos e o empenho de recursos para a finalização de algumas obras na cidade. Entre elas, a continuidade do pavimento da rodovia municipal que liga o centro da cidade à Barragem do Rio São Bento, um dos cartões postais do município.

Acompanhe:

Qual a sua avaliação das eleições municipais deste ano?

Houve uma melhora significativa nas campanhas, mas Siderópolis teve um processo eleitoral tranquilo, de poucos problemas. Aqui, as disputas sempre foram muito aguerridas. Fomos às ruas e mostramos o que fizemos. A população compreendeu que Siderópolis teve um avanço significativo no uso do dinheiro público e nos serviços básicos. Por isso, conseguimos a vitória nas urnas.

Quais foram as principais reinvindicações realizadas pela população, junto ao senhor?

Nas visitas que fizemos, nas pessoas que encontramos, a pavimentação foi o maior pedido nesta eleição. Diferente do que a oposição falava sobre a falta de remédios, não é verdade. Temos a farmácia popular. É só adquirir os medicamento lá. Não tem porque afirmar que faltavam remédios. Mas, o principal pedido foi a pavimentação. Tivemos também solicitações de praças esportivas. Colocamos nos nossos compromissos e nos próximos quatro anos vamos executar. As pessoas da terceira idade também nos cobrou a piscina térmica. Até 2018 queremos entregar a este público e ao setor de fisioterapia do município este equipamento que auxiliará nos procedimentos.

Planejamento e prioridades para o mandato: como deve ser o processo a partir de agora?

Estamos focados no fechamento de contas neste momento. As finanças estão equilibradas e melhor que no ano passado. Os salários e parte do 13 já estão pagos. Quanto aos próximos anos, estamos iniciando o mandato pensando na mobilidade urbana, sinalização horizontal e vertical, o transito de veículos como um todo. Pretendemos tirar o trânsito pesado do centro da cidade. Neste primeiro ano do novo mandato, manteremos daremos prioridade a preparação e execução de projetos.

E o Turismo? As festividades se incluem nas ações de desenvolvimento deste setor?

Queremos tratar a cultura de uma forma geral. É impossível não termos grupos folclóricos afros e italianos. Queremos que, não somente as festas do São Martinho Alto, do Colono e Nossa Senhora, sirvam de motivos para as pessoas visitarem a cidade. Mas, com elas, temos a oferecer as belezas da nossa Encosta de Serra, a Barragem do Rio São Bento, o Caminho dos Tropeiros, a gastronomia italiana. Quem é da cidade e não conhece o interior, terá a oportunidade de conhecer. Fomentaremos a criação de uma queijaria, um frigorifico de tilápia, a Fazenda São Lourenço e que nestes e outros locais, as pessoas possam desfrutar de uma cavalgada, almoço típico, entre outros. Nos próximos meses, teremos um restaurante de comida natural na cidade. Temos que deixar a cidade preparada para que surjam investidores em pousadas e no turismo de uma forma geral

E a geração de emprego?

Todo gestor público deve enxergar a geração de emprego como uma meta de ano a ano. Queremos criar distritos industriais. Sabemos da dificuldade da logística. Com cidades melhor proporcionando melhor logística em função da distância com a BR 101, enfrentamos também este desafio. Queremos triplicar o volume de pessoas e produtos na rota Serra/Mar. Fazer com que as pessoas que trafegam pela rodovia entre Siderópolis a Lauro Muller, também conheça Siderópolis. Pretendemos no próximo ano, divulgar ainda mais a cidade com a colocação de outdoors em cima da Serra, convidando a todos para visitarem a Siderópolis.

Como deverá ser a relação junto aos vereadores eleitos?

Não diferente da gestão que encerra, na próxima gestão manteremos a harmonia com a Câmara de Vereadores. Com bastante respeito, temos certeza que com os nove vereadores, em especial com os da base do governo, não teremos nenhum empecilho na análise e aprovação de projetos do Poder Executivo.

O vice prefeito e as mudanças no Paço.

A relação com o nosso vice atual Lilo Remor (PSB) sempre foi a melhor possível. O novo vice Alexandre Feltrin será mais atuante, tendo em vista sua formação e perfil profissional, o trabalho ao longo de sua vida. Para Siderópolis e o parido é uma aposta para que o Xande lidere também o partido nos próximos anos. Quanto às mudanças, é natural que aconteça. A Lei de Responsabilidade Fiscal nos coloca em uma situação de readequação com folha de pagamento e temos que nos readequar. Siderópolis vai ter que ter uma administração do tamanho que o município permite. Sem este planejamento, já vimos o que aconteceu com o pais e não queremos que aconteça o mesmo com Siderópolis.

Qual a real situação do município perante a crise financeira e as estratégias para superá-la?

Já estamos tomando medidas para diminuir o custeio da máquina pública. Com a mudança do horário de atendimento alterado recentemente, nãos abriremos mão dos serviços básicos à população. Essa economia até dezembro vai fazer com o terminemos o ano de forma equilibrada.

E o foco da administração para o próximo mandato?

A diminuição do custeio da máquina pública deverá ser regra até o final do mandado. Temos que fazer com que o os recursos públicos sejam utilizado de forma efetiva. Agora, temos muitos planos para os próximos anos. Queremos formatá-los e no tempo certo. Vamos anunciar para toda nossa região ter conhecimento do que será realizado nos próximos quatro anos em Siderópolis.

Ao final da entrevista, Alemão agradeceu aos correligionários que o acompanharam na campanha e a atual equipe do Governo Municipal.

[soliloquy id=”195239″]