Em 2016, o projeto vai atender novas instituições.
Oportunidade de uma vida nova. Nessa terça-feira (15), a oitava turma de reeducandas do presídio Santa Augusta recebeu o diploma do curso de Culinária Profissional, oferecido pela Unesc. Durante o semestre, elas participaram de aulas práticas e teóricas duas vezes por semana, sobre nutrição, técnica dietética, gastronomia, boas práticas e segurança alimentar, confecção de fichas técnicas, noções para elaboração de cardápios e ainda aproveitamento integral dos alimentos.
O projeto é desenvolvido há quatro anos e já formou mais de 80 reeducandas, com o intuito de acabar com a ociosidade, criar alternativas de retorno à sociedade e capacitar profissionalmente. “Nenhuma das mulheres que participaram do nosso curso retornou para o presídio, e a reincidência é de 70%, mas dessa porcentagem elas não fazem parte”, comentou uma das professoras coordenadoras do projeto, Fabiane Fabris.
Além de estarem capacitadas para atuarem como cozinheiras ou auxiliares de cozinha, as reeducandas têm a chance de dar início à profissão rapidamente. A Unesc tem uma parceria com o Sine (Sistema Nacional de Empregos), que auxilia as reeducandas no encaminhamento ao mercado de trabalho.
“O que mais me comove é o brilho no olhar dessas mulheres. Elas se tornam diferentes, com uma visão nova de vida e cheias de entusiasmo. Por meio do curso, elas aprendem mais que uma profissão, a capacitação desenvolve uma formação pessoal, criando outra mentalidade por meio do fortalecimento de valores humanos”, ressaltou a professora Janete Triches, também coordenadora do projeto.
Novidade
Após quatro anos atuando no presídio Santa Augusta, o projeto terá novos ares em 2016. Ele será levado para atender outras instituições de Criciúma. Segundo Fabiane, essa é uma oportunidade de ajudar um novo público. “A ideia é encontrar outras pessoas que necessitem de um caminho diferenciado. Precisamos ajudar também esses cidadãos que vão receber uma nova oportunidade”, comentou
Saiba mais
O curso “Culinária Profissional e Segurança Alimentar em um Estabelecimento Prisional” é um projeto de extensão da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão) da Unesc.
Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc