Grupos de estudos foram formados em todas as escolas do município, possibilitando o estudo e o debate ampliado das novas diretrizes que norteiam a BNCC.
As unidades de ensino do município de Lauro Müller aderiram nesta terça-feira (20) ao ‘Dia D’ para discutir a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, a rede municipal em Lauro Müller teve um atendimento diferenciado nesta terça, quando as aulas ocorreram somente no período da manhã e os Centro de Educação Infantil – CEIs atenderam em regime de plantão.
Grupos de estudos foram formados em todas as escolas do município, possibilitando o estudo e o debate ampliado das novas diretrizes que norteiam a BNCC.
O objetivo da ação, que vem sendo tratada em todo país, é possibilitar que seja estudado por diretores de escola, equipes pedagógicas e professores, a nova legislação que está válida e que todas as escolas, independente da rede de ensino tem que adequar o seu currículo a esta base nacional.
A Base Nacional Comum Curricular já vem sendo discutida desde 2014 e foi homologada em dezembro de 2017. “A base é um instrumento de direito, o direito essencial de aprender que cada criança, cada pessoa tem. O profissional tem que estar em constante aprendizado e essa nova base precisa ser colocada na prática pedagógica do professor, pois ela foi pensada para contribuir na formação de alunos mais críticos, transformadores da sociedade em que vivem”, explicou a secretária da pasta, Heloisa Gonçalves Riberio Fontanella.
Sobre a Base
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller